Morre Abilio Diniz, empresário e comunicador brasileiro
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/150438/Abilio-Diniz-470x300.jpg)
Na noite deste domingo, 18, Abilio Diniz faleceu aos 87 anos. A causa da morte foi uma insuficiência respiratória em função de uma pneumonite, razão pela qual estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Albert Einstein, na capital paulista. Abílio deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, além de um imenso legado profissional, sendo referência como administrador e empresário.
Suas realizações profissionais foram inúmeras. Em 1959, junto de seu pai, deu início ao que viria a ser a maior rede varejista da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar (GPA), do qual ocupou a presidência do conselho até 2012. Beirando os 80 anos, Abilio aceitou o desafio de assumir o controle da BRF, onde presidiu o conselho até 2018. Nos últimos anos de vida, o empresário tornou-se um dos maiores acionistas do Carrefour. Todas as três companhias são associadas à Aberje.
Como exemplo de gestor, a comunicação sempre foi parte fundamental da trajetória de Abilio. Além de valorizar a comunicação dentro das organizações, o empresário comandou programas na CNN, onde recebeu gestores e políticos para discutir caminhos de desenvolvimento econômico e social de nosso país. Foi idealizador de um hub de conteúdo sobre bem-estar, longevidade e qualidade de vida, o Plenae. Também era bem ativo em suas redes sociais, compartilhando o dia a dia com sua base de seguidores. “Marcou a história e a memória empresarial pela sua vida empreendedora e pelo seu amor ao Brasil”, comentou Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires