Momento Sustentabilidade: APAS sugere Protocolo Socioambiental do Setor Supermercadista
A APAS, entidade associada à Aberje, apoia e sugere as boas práticas descritas no Protocolo Socioambiental do Setor Supermercadista que, inspirado no da Cadeia da Carne da ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, consiste em uma ferramenta de avaliação de fornecedores e prestadores de serviços no que diz respeito a aspectos e impactos socioambientais da produção e operação, disponíveis em plataformas de consulta livre, que permite a melhor avaliação dos parceiros comerciais também sob o aspecto da gestão de riscos socioambientais.
Objetivos gerais do Protocolo Socioambiental:
- Disponibilizar fontes de dados para a pesquisa de aspectos socioambientais das empresas;
- Promover a autorregularão voluntária do setor para o desenvolvimento socioambiental da cadeia do abastecimento;
- Padronizar os parâmetros e critérios de controle e monitoramento;
- Antecipar a tendência mundial de oferta consciente.
O Protocolo deve ser entendido como uma proposta de autorregulamentação voluntária do setor, cujo objetivo é divulgar as fontes de informações e estabelecer critérios comuns para o monitoramento da cadeia e apoio à evolução destes controles.
O foco não é ditar regras, mas, sim, apresentar um caminho para que os fornecedores do setor possam, voluntariamente, evoluir na gestão de risco conforme os compromissos e metas, promovendo a sustentabilidade em toda cadeia.
Por isso a APAS elaborou uma série de vídeos com dicas de como deixar sua loja mais sustentável, além de esclarecer conceitos sobre os temas de Sustentabilidade importantes para o setor. Eles são transmitidos nas Reuniões Abertas em todas as Regionais e Distritais, mas você pode acompanhar um deles aqui:
Destaques
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
ARTIGOS E COLUNAS
Luiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!