Momento Sustentabilidade: APAS sugere Protocolo Socioambiental do Setor Supermercadista
![](/wp-content/uploads/2024/01/clear.gif)
A APAS, entidade associada à Aberje, apoia e sugere as boas práticas descritas no Protocolo Socioambiental do Setor Supermercadista que, inspirado no da Cadeia da Carne da ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, consiste em uma ferramenta de avaliação de fornecedores e prestadores de serviços no que diz respeito a aspectos e impactos socioambientais da produção e operação, disponíveis em plataformas de consulta livre, que permite a melhor avaliação dos parceiros comerciais também sob o aspecto da gestão de riscos socioambientais.
Objetivos gerais do Protocolo Socioambiental:
- Disponibilizar fontes de dados para a pesquisa de aspectos socioambientais das empresas;
- Promover a autorregularão voluntária do setor para o desenvolvimento socioambiental da cadeia do abastecimento;
- Padronizar os parâmetros e critérios de controle e monitoramento;
- Antecipar a tendência mundial de oferta consciente.
O Protocolo deve ser entendido como uma proposta de autorregulamentação voluntária do setor, cujo objetivo é divulgar as fontes de informações e estabelecer critérios comuns para o monitoramento da cadeia e apoio à evolução destes controles.
O foco não é ditar regras, mas, sim, apresentar um caminho para que os fornecedores do setor possam, voluntariamente, evoluir na gestão de risco conforme os compromissos e metas, promovendo a sustentabilidade em toda cadeia.
Por isso a APAS elaborou uma série de vídeos com dicas de como deixar sua loja mais sustentável, além de esclarecer conceitos sobre os temas de Sustentabilidade importantes para o setor. Eles são transmitidos nas Reuniões Abertas em todas as Regionais e Distritais, mas você pode acompanhar um deles aqui:
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires