Mining Hub lança edital com etapas totalmente on-line
21 de abril de 2020
  • English

O  Mining HUB, localizado em Belo Horizonte/MG, o primeiro HUB da Mineração no mundo lançou o edital do 4º ciclo do M-Start, seu programa de inovação aberta para solucionar desafios comuns ao setor de mineração. Startups e Ecossistemas de Inovação podem se inscrever para propor soluções aos desafios ligados aos temas: Eficiência operacional, Fontes de Energia Alternativa, Gestão de Água, Gestão de Resíduos, Desenvolvimento social e Segurança e Saúde Operacional. O Mining HUB tem apoio do Ibram – Instituto Brasileiro de Mineração, associado da Aberje.

Foi a primeira vez que o projeto lança edital sem um evento presencial, e para sanar as dúvidas, o Hub da mineração realizou uma live no  Youtube:

Os desafios priorizados estão disponíveis no site: www.mininghub.com.br. Os ciclos do programa de aceleração têm duração variada, podendo atingir até quatro meses e as mineradoras credenciadas se envolvem apoiando as Startups selecionadas, apadrinhando-as por meio de suporte técnico. Para Claudia Diniz, Diretora Executiva do Mining Hub é uma conquista pro hub realizar esse edital de forma on-line e ainda possibilitar a live para solucionar as dúvidas. “Empresas, startups e ecossistema de inovação de todo país vão poder participar desse evento realizado 100% de forma on-line. É uma forma de agregar nossos player e facilitar a participação de todos os setores em diferentes partes do mundo”, ressaltou. 

M-START – O projeto M-START é uma realização do Mining HUB, ele conta com o propósito de construir um canal direto de negócios e relacionamento entre mineradoras e ecossistemas de inovação aplicada (startups, projetos acadêmicos e empresas de base tecnológica) para proporem soluções que sejam aplicadas ao setor da Mineração.

Iniciado em 2019, já foram mapeados aproximadamente 300 desafios e apresentadas cerca de 500 soluções por meio de propostas.  Após o início do Ciclo 04, já foram priorizados 19 desafios, dos 83 já levantados. Os desafios priorizados são apadrinhados pelas Mineradoras e/ou Fornecedores associados à Comunidade Mining HUB. As soluções desses desafios são provenientes de Startups e Ecossistemas de Inovação.

Atualmente, o Mining hub reúne mineradoras como os associados da Aberje AngloAmerican, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, CBA, CBMM, CMOC, Gerdau, Usiminas e Vale e ainda outras empresas do ramo e  também fornecedores. Conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), tem como Aceleradora Corporativa a Neo Ventures e ocupa o 5º andar na unidade da WeWork – Rua Sergipe 1440, em Belo Horizonte – Minas Gerais.  

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *