PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Conecta CI
    • Labs de Comunicação
  • Trends
    • Trends RJ
    • Trends SP
    • Trends MG
  • Escola
  • Reconhecimento
    • 20 Comunicadores para Seguir
    • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
27 de abril de 2026

Microsoft amplia formação de professores em IA em parceria com a Nova Escola

Curso gratuito via WhatsApp busca democratizar o uso ético da tecnologia no ensino
Redação Portal Aberje
Escritório da Microsoft em São Paulo em foto de 2025
 
  • COMPARTILHAR:

A Microsoft, em parceria com a Nova Escola, lançou um curso gratuito de Inteligência Artificial voltado a professores do Ensino Fundamental, com o objetivo de ampliar o acesso à formação em tecnologia no país. A Microsoft é associada à Aberje. A iniciativa responde a um cenário em que, embora 94% dos docentes já tenham ouvido falar em IA, cerca de 47% ainda não utilizam essas ferramentas, principalmente por falta de formação e conhecimento técnico, segundo levantamento da Associação Nova Escola (ANE) realizado em 2025.

Intitulado “Inteligência Artificial para Professores”, o curso é oferecido via WhatsApp e aposta em um modelo de microaprendizagem para alcançar educadores em larga escala. Organizado em dois módulos, “Conceito de IA e Aplicações na Educação” e “Ética no Uso da IA em Sala de Aula”, o conteúdo é composto por pílulas curtas e interativas, com carga horária total de duas horas e certificação ao final. A proposta é fornecer uma base inicial para o uso crítico, ético e responsável da IA no ambiente escolar.

Desde o lançamento, no fim de janeiro de 2026, a formação já contabiliza cerca de 8 mil participantes e mais de 1.700 educadores certificados, indicando potencial de engajamento do formato. A iniciativa também dialoga com a percepção de oportunidade em torno da IA: 66,8% dos educadores ouvidos pela ANE veem a tecnologia de forma positiva, enquanto entre os que já utilizam ferramentas de IA, mais da metade faz uso frequente, sobretudo para planejamento de aulas e desenvolvimento de atividades.

A escolha do WhatsApp como plataforma busca reduzir barreiras de acesso, considerando a ampla utilização do aplicativo entre professores e o contexto de conectividade no Brasil, onde o celular é o principal dispositivo de acesso à internet para grande parte da população. A estratégia segue experiências anteriores da Nova Escola no ambiente digital, como o uso de agentes de IA para apoio ao planejamento pedagógico.

“Quando falamos de acesso no Brasil, é importante considerar o cenário de acesso no país. A pesquisa TIC Domicílios 2024 indica que 60% dos usuários acessam a internet exclusivamente pelo celular. E a desigualdade de dispositivos ainda é grande: o celular está presente em 95% dos domicílios, enquanto computador de mesa aparece em 15% e notebook em 31%. Por isso, desenhar formações que funcionem bem no celular — como a microaprendizagem via WhatsApp — é uma forma objetiva de ampliar acesso, trazer acessibilidade e apoiar professores com menos fricção”, conclui Lucia Rodrigues, diretora de Capacitação em IA da Microsoft Elevate.

A iniciativa está alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da BNC Docente, além de dialogar com o Referencial para o Uso e Desenvolvimento Responsáveis de Inteligência Artificial na Educação, lançado pelo Ministério da Educação, reforçando a integração entre tecnologia e práticas pedagógicas no país.

Evento “IA na Educação” em maio 

Como parte do compromisso com a formação docente em IA, Microsoft Elevate e Nova Escola realizam o evento “IA na Educação” em 27 de maio, das 14 às 18 horas, na sede da Microsoft, na capital paulista, com transmissão ao vivo para todo o Brasil. O encontro propõe um debate qualificado sobre como a Inteligência Artificial pode ser incorporada de forma crítica, ética e responsável à prática docente, com foco especial na educação pública brasileira. A programação vai reunir lideranças e representantes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo/Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão, especialistas de Nova Escola e da Microsoft, e participação da Fundação Bradesco.

Anote na Agenda

IA na Educação

Data: 27 de maio (quarta-feira)
Horário: das 14h00 às 18h00
Online
Inscrições e informações no link

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Ciça VallerioSaúde mental nas empresas começa pela forma de comunicar
  • Paulo NassarRituais, Conselhos e Deuses
  • Carina AlmeidaReputação em tempos de incerteza

Destaques

  • Aberje apoia projeto que reforça segurança jurídica das organizações da sociedade civil
  • Curso de IA para comunicadores da Escola Aberje inicia primeira turma com foco em aplicação prática
  • Aberje Academia de Marcas discute rebranding da AXIA Energia como estratégia integrada de marca, cultura e comunicação

Notícias do Mercado

  • Microsoft amplia formação de professores em IA em parceria com a Nova Escola
  • Arauco é a nova associada à Aberje
  • Caliber lança livro sobre gestão da reputação e competitividade empresarial

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br