Michele Schifino é nova diretora do Capítulo Aberje Santa Catarina
A gerente de Comunicação da Engie Brasil Energia assume a direção do Capítulo Aberje Santa Catarina a partir de março
A direção de Capítulo em Santa Catarina vai mudar. Leonardo Estrella, gerente de Marketing e Comunicação da SCGás, dá lugar à Michele Schifino, gerente de Comunicação da Engie Brasil Energia, com sede em Florianópolis (SC). Ela atua há 16 anos nas áreas de Comunicação Corporativa, Marketing e Relações Institucionais, com experiência em gestão e estruturação da Comunicação Interna e Externa, canais e mensagens, além de gerenciamento de processos e fornecedores.
Apaixonada por liderar equipes, sua carreira foi desenvolvida em grandes multinacionais, em funções locais e globais, nos segmentos de utilidades, serviços e produtos B2B. Foi embaixadora global da organização One Young World, representando o Grupo Maersk, além de ter atuado em organizações ambientais e sociais. Tem profundo engajamento com temas de sustentabilidade e relacionamento com stakeholders.
“Santa Catarina é celeiro de companhias que são referências em seus segmentos, mas também é majoritariamente representada por médias e pequenas empresas que estão conquistando espaços cada vez mais importantes no estado. E isso requer uma atuação contínua na representação da Aberje para que mais profissionais e empresas tenham acesso ao conhecimento e à robustez dos conteúdos, webinars, encontros e cursos oferecidos pela associação”, diz Michele Schifino.
“Fazer comunicação bem feita passa não só pela importância de contarmos com as pessoas certas no lugar certo, com competências técnicas bem definidas e soft skills desenvolvidas, mas também pela disciplina de ter um planejamento diretamente relacionado à estratégia empresarial, processos bem estabelecidos, estrutura profissional interna e externa, indicadores e ritos de gestão. Para todos os aspectos que mencionei, vejo a Aberje com um papel importantíssimo de atuar como catalisadora da troca de experiências, da abertura do diálogo e das inúmeras possibilidades do aprendizado formal e experimental”, analisa.
Para Leonardo Estrella, contribuir com o papel da comunicação em Santa Catarina por meio da Aberje foi uma responsabilidade e um orgulho singular. “Nosso estado tem aspectos muito peculiares da sua formação socioeconômica que o coloca em destaque regional. Ver a estratégia presente no marketing e comunicação de dezenas de empresas que ajudaram a construir essa realidade, resgata nossa esperança na construção de um mundo melhor e que se ressente dessas ferramentas, em especial nessa era dos extremos que temos enfrentado”, diz.
“Nossa contribuição segue, como associados, nos cursos e pesquisas e em cada evento que teremos a satisfação de participar. Sempre ouvindo e observando as pessoas, o mercado e a sociedade para dar conta das especificidades que cada público possui alinhado ao propósito das nossas empresas. Agradeço a toda equipe Aberje por esses quase dois anos de parceria”, agradece o executivo.
As empresas atualmente associadas à Aberje em Santa Catarina são:
- Arcelormittal Brasil – Arcelormittal Vega
- Associação Antônio Vieira – Colégio Catarinense
- Autopista Litoral Sul
- BRF
- Cargill
- Companhia de Gás de Santa Catarina – SCGás
- Engie Brasil Energia
- Klabin SA
- Knewin Inteligência em Recuperação de Informação
- MB Comunicação
- Progic Tecnologia Eletrônica
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais