PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
06 de junho de 2025

Mestrado pioneiro para comunicadores do terceiro setor celebra primeira turma e renova aposta em impacto social

Parceria entre Aberje, FGV e Fundação Itaú direcionada a comunicadores do terceiro setor já lançou inscrições para segunda turma
Mario Bucci
Paulo Nassar durante a masterclass “Impacto Social e Comunicação – Estratégias para o Terceiro Setor”, realizada em março de 2025 para marcar o primeiro ano do Mestrado em Comunicação e Cultura de Dados
 
  • COMPARTILHAR:

A conclusão da primeira turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados marca um momento significativo para a formação de lideranças voltadas ao impacto social no Brasil. Fruto da parceria entre a Aberje, a FGV Comunicação Rio e a Fundação Itaú, o programa consolida-se como uma resposta concreta aos desafios da transformação digital e da cultura de dados no campo da comunicação.

Lançado em 2024, o curso atraiu mais de 600 candidatos de todo o país para 30 vagas com bolsas integrais. Voltado a profissionais atuantes no terceiro setor, em áreas de ESG e em organizações públicas e privadas comprometidas com a responsabilidade social, o programa alia excelência acadêmica à prática profissional. Seu conteúdo preparou os alunos para enfrentar questões urgentes da sociedade contemporânea.

Para Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, o encerramento da primeira turma representa a maturação de uma proposta construída ao longo de muitos anos. “Esse mestrado reúne a inteligência de três instituições – a Fundação Itaú, a Aberje e a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV-Rio – comprometidas com a transformação social e o fortalecimento da comunicação como campo estratégico. Estou honrado em estar ao lado do Saron e do Ruediger, nesta missão de grande impacto social e educacional”, afirmou.

Marco Aurelio Ruediger, diretor da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV, destaca o ineditismo da procura e o papel estratégico do curso. “A conclusão da primeira turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, fruto da parceria entre a Escola de Comunicação da FGV, a Fundação Itaú e a Aberje, é um marco importante para o mercado pois posiciona a Comunicação como área estratégica em tempos digitais. O programa simboliza a maturidade do campo da comunicação ao articular teoria crítica e cultura de dados. Isso atende a uma necessidade urgente do mercado: profissionais capazes de navegar entre soft e hard skills, entre análise cultural e análise de dados”, afirmou. “A parceria entre academia (FGV Comunicação), o terceiro setor (Fundação Itaú) e entidade profissional (Aberje) dá legitimidade ao programa como um modelo híbrido de formação, integrando exemplos e pesquisas aplicadas a desafios reais das organizações”, continuou Ruediger.

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; Marco Ruediger, diretor da Escola de Comunicação da FGV; e Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, no lançamento da primeira turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, em 2024.
Crédito: FGV Comunicação

Com uma abordagem que articula teoria, prática e compromisso social, o curso estimulou a produção de conhecimento aplicada às realidades enfrentadas pelas organizações da sociedade civil e por setores dedicados à sustentabilidade e à responsabilidade empresarial. Ao longo da formação, os alunos foram incentivados a desenvolver projetos que conectam comunicação digital, dados, cultura e impacto social. “Temas como inteligência artificial, a automação da linguagem e a análise de sentimentos moldam a comunicação e são abordados no programa, em especial seus nexos de aplicabilidade ao terceiro setor. Precisamos de profissionais preparados para esse cenário, para esse futuro em que o digital vai penetrar ainda mais em nosso dia a dia. E o nosso mestrado, nossa grade, está adaptada para esse novo mundo”, concluiu Ruediger.

Inscrições abertas para nova turma

A chegada da segunda edição do mestrado, já com processo seletivo em andamento, confirma o êxito da proposta e renova o compromisso das três instituições parceiras com a formação de profissionais preparados para atuar nos pontos de intersecção entre comunicação, tecnologia e transformação social. 

O processo seletivo está aberto até 12 de junho de 2025. Os candidatos deverão apresentar projeto de pesquisa, currículo, carta de recomendação, entre outros documentos. As aulas estão previstas para começar no segundo semestre deste ano.

A nova turma contará novamente com bolsas integrais viabilizadas pela Fundação Itaú e pela FGV, fortalecendo a proposta de ampliar o acesso à educação de excelência e à produção crítica de conhecimento.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
  • Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
  • Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
  • Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
  • Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leonardo MüllerESG: auge e queda de uma sigla
  • Hamilton dos SantosNova desordem mundial
  • Pablo AssoliniESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!
  • Carlos ParenteCuidado com a “comunicação reborn”!
  • Miriam MouraSXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade