Merco anuncia Ranking Merco Responsabilidade ESG Brasil 2023
A Merco, que realiza monitoramentos corporativos de referência em 16 países da América Latina e Europa, lança no Brasil a 10ª edição do Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2023. O Ranking indica as 100 melhores empresas em um cenário geral de responsabilidade ESG no país, e será divulgado em webinar, no dia 26 de junho, a partir das 11h no canal do Youtube da Merco.
No Ranking de Responsabilidade ESG, cada pilar – Meio Ambiente (E); Âmbito Interno, Clientes e Sociedade (S) e Ética e Governança Corporativa (G) – tem seu ranking próprio, dando às empresas e à sociedade a visão precisa da atuação das Empresas em cada um desses eixos, que também são consolidados num ranking geral. A metodologia de análise engloba 25 diferentes fontes de informação, consolidadas em mais de 11.000 entrevistas.
A metodologia parte de entrevistas com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a R$ 200 milhões por ano no Brasil, que apontam as 10 companhias de melhor Responsabilidade ESG. A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas generalistas e de informação econômica, representantes do governo, gestores de mídias sociais e catedráticos de universidades.
O ranking inclui também a medição de Merco Sociedade, monitor que mede a reputação da perspectiva cidadã. Este indicador integra o “ser ético” com o “fazer responsável”, a responsabilidade empresarial para com a própria Sociedade na qual produz e comercializa seus produtos e serviços. Em complemento, são consideradas as avaliações de Merco Digital, ou seja, a “conversação” gerada nos meios digitais, influenciadores e usuários, além dos indicadores objetivos respondidos pelas próprias empresas.
“Presenciamos uma época em que os aspectos do ESG estão cada vez mais atrelados a toda a sociedade, meio-ambiente e mercado, sendo fatores definidores de diversas questões dentro das empresas, como as relacionadas aos profissionais que atuam nelas, ou as relacionadas aos consumidores, suas cadeias de valor e à sustentabilidade empresarial. As empresas entendem esse impacto, pois ele parte de agentes socioambientais que não podem e não devem ser ignorados”, explica o Diretor da Merco Brasil, Victor Olzsenski. “Nesse cenário, o ranking é fundamental, pois apresenta o comprometimento das marcas com o meio ambiente, a sociedade e à ética, e a Merco preza por reconhecer as melhores empresas para o público.” e gerar informações preciosas para que as empresas tomem decisões estratégicas nessa direção.”
10 anos de Ranking
O Ranking Merco Responsabilidade ESG completou 10 anos, evoluindo ao longo do tempo e incorporando a abertura do ranking em E, S e G nos últimos 3 anos.
Sobre a Merco
A Merco é a mais completa referência para a avaliação de Reputação Corporativa para a América Latina e avalia a reputação das organizações desde 2.000. Reconhecido como o primeiro monitor auditado do mundo, realiza no Brasil atualmente quatro monitores: Reputação Corporativa; Líderes Empresariais; Responsabilidade ESG e o Ranking Merco Talento.
Baseando-se em uma metodologia multistakeholder composta por seis avaliações e 25 fontes de informação, a Merco está presente em dezesseis países, fornecendo uma variedade de monitores especializados, cada um adaptado às necessidades únicas de seus clientes.
Destaques
- Novas normas e necessidade de transparência marcam quinta reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento ESG
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
ARTIGOS E COLUNAS
Agnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso Coletivo