26 de junho de 2024

Merco anuncia Ranking Merco Responsabilidade ESG Brasil 2023, com Natura, Grupo Boticário e Hospital Sírio-Libanês compondo o Top 3

A 10ª edição do Ranking de Responsabilidade ESG traz, além das 100 melhores empresas, um ranking para cada pilar do ESG

A Merco, que realiza monitoramentos corporativos de referência em 16 países da América Latina e Europa, lança no Brasil a 10ª edição do Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2023. O ranking indica as 100 melhores empresas em um cenário geral de responsabilidade ESG no país. Nesse ano, o Top 3 conta com Natura, Grupo Boticário e Hospital Sírio-Libanês.

No Ranking de Responsabilidade ESG, cada pilar – Meio Ambiente (E); Âmbito Interno, Clientes e Sociedade (S) e Ética e Governança Corporativa (G) – tem seu ranking próprio, dando às empresas e à sociedade a visão precisa da atuação das empresas em cada um desses eixos, que também são consolidados em um ranking geral. A metodologia de análise engloba 25 diferentes fontes de informação, consolidadas em mais de 11 mil entrevistas.

A metodologia parte de entrevistas com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a R$ 200 milhões por ano no Brasil, que apontam as cinco companhias de melhor Responsabilidade em cada um dos pilares ESG. A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas generalistas e de informação econômica, representantes do governo, gestores de mídias sociais e catedráticos de universidades.

O ranking inclui também a medição de Merco Sociedade, monitor que mede a reputação da perspectiva cidadã. Este indicador integra o “ser ético” com o “fazer responsável”, a responsabilidade empresarial para com a própria sociedade na qual produz e comercializa seus produtos e serviços. Em complemento, são consideradas as avaliações de Merco Digital, ou seja, a “conversação” gerada nos meios digitais, influenciadores e usuários, além dos indicadores objetivos respondidos pelas próprias empresas.

“Presenciamos uma época em que os aspectos do ESG estão cada vez mais atrelados a toda a sociedade, meio ambiente e mercado, sendo fatores definidores de diversas questões dentro das empresas, como as relacionadas aos profissionais que atuam nelas, ou as relacionadas aos consumidores, suas cadeias de valor e à sustentabilidade empresarial. As empresas entendem esse impacto, pois ele parte de agentes socioambientais que não podem e não devem ser ignorados”, explica o Diretor da Merco Brasil, Victor Olzsenski. “Nesse cenário, o ranking é fundamental, pois apresenta o comprometimento das marcas com o meio ambiente, a sociedade e à ética, e a Merco preza por reconhecer as melhores empresas para o público e gerar informações preciosas para que as empresas tomem decisões estratégicas nessa direção”.

O ranking completo, bem como a metodologia Merco, podem ser acessados aqui.

Movimentações do ranking

Top 10 do ranking geral ESG

A empresa líder do Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2023 pelo décimo ano consecutivo é a Natura, seguida pelo Grupo Boticário que, em relação à edição de 2022, subiu para a segundo lugar (três posições), e o Hospital Sírio-Libanês que chegou ao top 10 em terceiro lugar, subindo 13 posições. Fechando o Top 10 de 2023, encontra-se Magazine Luiza (4º), Itaú Unibanco (5º), Nestlé (6º), Mercado Livre (7º), Google (8º), Ambev (9º) e o Hospital Albert Einstein (10º).

POSIÇÕES EM 2023 EMPRESAS
NATURA
GRUPO BOTICÁRIO
HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS
MAGAZINE LUIZA
ITAÚ UNIBANCO
NESTLÉ
MERCADO LIVRE
GOOGLE
AMBEV
10ª HOSPITAL ALBERT EINSTEIN

O setor de Cosméticos e Perfumaria segue em destaque, como no ano passado, seguido este ano pelo setor de Serviços de Saúde.

No top 10 são 6 empresas brasileiras. Além de figurarem nas primeiras posições do ranking, estas representam 51% das 100 melhores empresas comprometidas com o ESG.

Rankings E, S e G

Como ferramenta de gestão reputacional, o Merco Responsabilidade ESG incorporou uma análise detalhada dos públicos em cada uma das três áreas de impacto: Sustentabilidade e Meio Ambiente (E), Responsabilidade Social (S) e Ética e Governança Corporativa (G). Em cada uma, foi elaborado um ranking próprio com as seguintes empresas no Top 5 em 2023:

  • Entre as empresas mais responsáveis em Sustentabilidade e Meio Ambiente (E) estão: Natura (1º), Grupo Boticário (2º), Itaú Unibanco (3º), Hospital Sírio-Libanês (4º) e Ambev (5º);
  • Entre as empresas mais responsáveis em Responsabilidade Social, (S) estão: Natura (1º), Magazine Luiza (2º), Grupo Boticário (3º), Mercado Livre (4º) e Hospital Sírio-Libanês (5º);
  • Entre as empresas mais responsáveis em Ética e Governança Corporativa (G) estão: Natura (1º), Itaú Unibanco (2º), Hospital Sírio-Libanês (3º), Nestlé (4º) e Google (5º).

Top 10 por pilar:

2023 Ranking Sustentabilidade e Meio Ambiente (E) Ranking Responsabilidade Social (S) Ranking Ética e Governança Corporativa (G)
1 NATURA NATURA NATURA
2 GRUPO BOTICÁRIO MAGAZINE LUIZA ITAÚ UNIBANCO
3 ITAÚ UNIBANCO GRUPO BOTICÁRIO HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS
4 HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS MERCADO LIVRE NESTLÉ
5 AMBEV HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS GOOGLE
6 NESTLÉ GOOGLE UNILEVER
7 AVON NESTLÉ HOSPITAL ALBERT EINSTEIN
8 TOYOTA ITAÚ UNIBANCO GRUPO BOTICÁRIO
9 JOHNSON & JOHNSON HOSPITAL ALBERT EINSTEIN JOHNSON & JOHNSON
10 MERCADO LIVRE AMBEV AMBEV

Natura é líder nos três rankings E, S e G. Itaú Unibanco e Ambev seguem no top 10 nos 3 rankings. Nestlé e Grupo Boticário estão no top 10 dos 3 rankings. Destaque para a presença do Hospital Sírio Libanês pela primeira vez no top 10 nos 3 rankings, além do ranking geral.

 

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *