Mercedes-Benz realiza evento de Diversidade e debate a inclusão de PCDs no mercado de trabalho
Em mais uma iniciativa para promover a diversidade entre os seus diversos públicos, em especial com os seus colaboradores, a Mercedes-Benz do Brasil, fabricante de veículos associada à Aberje, promoveu mais um Debate sobre Diversidade, no dia 26 de setembro, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
O tema deste segundo encontro, que aconteceu no Dia Nacional do Deficiente Auditivo, foi a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Entre os convidados que abordaram o assunto estiveram presentes Guilherme Bara, que foi gerente de Diversidade e Inclusão da BASF para a América do Sul e hoje é consultor do tema, e Millena Machado, apresentadora e repórter do programa AutoEsporte da TV Globo. A jornalista, que é uma das idealizadoras do projeto #surdoehquemfala, promove workshops em empresas para ajudar a incluir profissionais com deficiência auditiva no ambiente corporativo.
A Mercedes-Benz, que ao longo de sua história de mais de 60 anos no Brasil tem empregado colaboradores com deficiência, vem desenvolvendo ações para ampliar essa representatividade, bem como a consciência de seus profissionais e parceiros de negócios sobre a importância do assunto para a sociedade. “Acreditamos que é sempre possível realizar a inclusão e engajar as pessoas nesta causa. Como líder, esse também é nosso papel na sociedade e faz parte da nossa estratégia de Responsabilidade Social”, lembra Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.
De fato, o assunto não é novo para a empresa, conforme ressalta Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz América Latina: “Estamos trabalhando com o tema diversidade há muito tempo, particularmente no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência em nossas equipes. Temos várias ações de inclusão na companhia que abrangem treinamento em Libras e programas com o Senai para formação de profissionais. Mas reconhecemos que é possível sempre fazer muito mais e, principalmente, aprender durante esses debates com os especialistas”.
O tema diversidade está fortemente presente na agenda das companhias. De acordo com o consultor Guilherme Bara, investir em uma cultura de respeito, baseada na qualidade das relações, é fundamental para qualquer equipe. “A diversidade ajuda na atração e retenção de talentos; a ter equipes inovadoras e criativas; e a compreender melhor os clientes e o mercado. Ajuda como um todo na gestão da marca”, ressalta Guilherme, que explica o tema ainda com maior propriedade por ser deficiente visual e já ter ultrapassado barreiras no ambiente de trabalho.
Millena Machado destaca a comunicação como um ponto muito importante da inclusão. “Será que nós falamos de um jeito que a outra pessoa nos entende? Nenhuma língua pode ser barreira na comunicação e isso inclui, claro, o ambiente corporativo”, lembra a jornalista que criou a campanha #surdoehquemfala em 2016.
Plateia atenta e ligada na inclusão – Cerca de 400 pessoas, entre colaboradores e parceiros de negócios, estiveram presentes no auditório da Mercedes-Benz para participar do evento. O encontro foi transmitido para as demais unidades da Empresa em todo o Brasil e contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os deficientes auditivos.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a apresentação de José Rampinelli, baterista que tem paralisia cerebral. Ele integra o Instituto Alma de Batera, criado há 10 anos por Paul Lafontaine, com a missão de promover o protagonismo como estilo de vida, principalmente para as pessoas com alguma deficiência.
Esta série de debates na empresa é uma iniciativa do Comitê de Diversidade da Mercedes-Benz do Brasil e está atrelada à estratégia de Responsabilidade Social da empresa. O Comitê, formado por representantes de todas as áreas, foi criado em dezembro de 2017 e vem atuando em quatro frentes: Gênero, Raça, PCDs (Pessoas com Deficiência) e LGBTs (Lésticas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).
Destaques
- 28% das empresas observa transparência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
- Lançamento do Livro “Brand Publishing na Prática” reúne especialistas em Comunicação
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
ARTIGOS E COLUNAS
Lucas Bosco Tecnologias humanasCarlos Parente Comunicação, tecnologia e comportamento: um desenho rasurado na prancheta do artistaLuis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação Empresarial