Mercado de comunicação brasileiro começa agitado em 2018: veja movimentações
Entre o final de 2017 e começo de 2018, o mercado de Comunicação Corporativa esteve agitado. Confira algumas movimentações de executivos do setor:
Leandro Modé é o novo superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú. O anúncio foi formalizado pela instituição em Dezembro. Modé é jornalista, com MBA em Finanças pela FIA/FEA, da Universidade de São Paulo (USP), e especialização em Jornalismo Econômico pela Universidad de Navarra (Pamplona, Espanha). Atuou na imprensa por 20 anos. A partir de 2013, passou a se dedicar à Comunicação Corporativa como diretor-executivo da FSB Comunicação. “A chegada do Leandro dará novo impulso ao trabalho de gestão da Reputação do banco”, afirma Cícero Araújo, diretor do Itaú Unibanco responsável pelas áreas de Relações Institucionais e Governamentais, Comunicação Corporativa e Sustentabilidade.
Julio Gama assumiu a diretoria de Comunicação da Vale no início de Dezembro. Ex-diretor de Comunicação da Telefônica Brasil, Gama passa a liderar uma equipe com mais de 60 profissionais distribuídos em diversos estados do Brasil, responsável pela estratégia de comunicação da Vale globalmente. Antes de atuar na Telefonica, Gama também foi superintendente de Comunicação do HSBC Brasil.
Gustavo Pinto Gachineiro foi eleito, no fim do ano, como novo vice-presidente Jurídico e de Relações Institucionais da CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro. O executivo passará a responder pela vice-presidência responsável pelas áreas Jurídica, Sustentabilidade, Comunicação Empresarial e Relações Institucionais, além do Instituto CPFL. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Gachineiro possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Antes de assumir a posição na CPFL Energia, era vice-presidente de Assuntos Corporativos da Telefônica Brasil desde 2015.
Camilla Tápias assumiu a vice-presidência de Assuntos Corporativos da Telefônica Brasil em Janeiro. Camilla será responsável por liderar as áreas Regulatória, Relações Institucionais, Sustentabilidade e Fundação Telefônica Vivo. Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Tápias já advogou na área de direito empresarial. Em 1998, especializou-se em telecomunicações, com mestrado concluído na Georgetown University, em Washington (EUA). Há 16 anos, a executiva conduz os temas regulatórios e de concorrência para o Grupo Telefônica no Brasil.
Desiery Marchini é a nova gerente de Relações Institucionais da Rede Gazeta. Marchini reúne experiências na gestão pública, com passagens pelas Prefeituras de Vitória e Serra, onde foi secretária de Comunicação da Assembleia Legislativa; e na iniciativa privada, atuando na Samarco Mineração e no Grupo Coimex. Dentre suas principais responsabilidades na Rede Gazeta estão o fortalecimento da imagem e do relacionamento institucional da empresa, bem como a gestão das políticas de comunicação interna e externa do grupo. A gerência de Relações Institucionais faz parte da estrutura da diretoria de Transformação, cuja missão é conduzir as mudanças organizacionais apoiando a execução dos projetos estratégicos da Rede Gazeta.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025