27 de julho de 2022

Mastercard e CBF Academy se unem para aumentar a presença feminina no mercado do futebol

Com apenas 5% de mulheres nos cursos, empresas planejam série de ações para estimular a formação de profissionais mulheres; pontapé da parceria foi a websérie Elas em Campo, com episódios até 30 de julho

Apesar dos avanços nos últimos anos, a igualdade de gênero ainda está longe de ser alcançada no universo do futebol. Pensando em transformar este cenário, a Mastercard firmou uma parceria com a CBF Academy, unidade educacional da Confederação Brasileira de Futebol, para apoiar a inserção de mais mulheres nos quadros profissionais ligados ao esporte.

Desde 2016, a CBF Academy é responsável pela formação de profissionais do futebol, oferecendo um portfólio com mais de cinquenta cursos nas áreas técnicas de treinamento, gestão e negócios. Segundo informações da própria entidade, 95% dos frequentadores dos cursos são homens, ainda que desde de 2020 exista uma cota de 20% das vagas para o público feminino — que também podem receber descontos de até 50% no valor dos cursos, através do programa Mulheres no Jogo.

Com objetivo de incentivar a participação feminina nos quadros profissionais do futebol, a Mastercard está oferecendo um desconto adicional de 10% para as mulheres que se inscreverem em qualquer curso da CBF Academy, entre agosto e dezembro. Para garantir o desconto, basta utilizar um cartão de qualquer bandeira no momento da inscrição, e utilizar o cupom MASTERCARD10.

“Essa parceria com a CBF Academy demonstra nosso compromisso em promover a inclusão e a igualdade de gênero também no futebol, gerando uma maior participação feminina neste universo, a partir de soluções práticas”, comenta Sarah Buchwitz, vice-presidente de Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil. “Seja viabilizando descontos, dando visibilidade a cursos e treinamentos e apoiando ações voltadas ao público feminino, queremos estimular as mulheres a seguir suas carreiras em todas as áreas relacionadas ao esporte e reduzir a desigualdade que ainda existe nestes ambientes e que é um reflexo da nossa sociedade”, conclui.

“Uma das missões da CBF Academy é poder levar a mensagem de que qualquer pessoa pode sonhar em atuar profissionalmente na indústria do futebol; esta feliz iniciativa em parceria com a Mastercard é muito importante para potencializar esta mensagem e para que o público feminino se sinta ainda mais estimulado a fazer parte deste universo”, comenta Michel Mattar, Coordenador Geral da CBF Academy.

Série Elas em Campo

Como parte das iniciativas para inspirar e estimular as mulheres do futebol, a Mastercard, em parceria com a CBF, desenvolveu uma série de onze vídeos curtos com depoimentos de mulheres que trabalham na delegação da Seleção Brasileira Feminina de Futebol. Na produção Elas em Campo, as profissionais compartilham um pouco de suas jornadas no universo do futebol – ambiente tradicionalmente dominado pelos homens -, e apresentam o seu trabalho dentro da equipe brasileira. A produção destaca o ponto de vista de onze profissionais que são fundamentais para o sucesso da seleção, como o da psicóloga Marina Gusson (episódio de estreia), e o da atual treinadora, a sueca Pia Sundhage.

Novos episódios serão veiculados nas redes sociais da Mastercard e da CBF, até o encerramento da Copa América Feminina, dia 30 de Julho.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *