Mastercard Accelerate apoia fintechs e escala seus negócios na América Latina e no Caribe
Um dos pilares do Mastercard Accelerate – uma iniciativa global que simplifica a maneira como a empresa trabalha com fintechs, dando-lhes acesso a tudo que precisam para crescer rapidamente – é o Fintech Express, considerado essencial para avançar o crescimento na América Latina. O programa conquistou grande sucesso para as fintechs no Brasil e agora está pronto para ser expandido para outros mercados latino-americanos. A Mastercard é associada da Aberje.
O Fintech Express fornece um conjunto personalizado de regras, produtos e serviços digital-first, projetados de acordo com as necessidades exclusivas das fintechs para ajudá-las a crescer na velocidade exigida por elas e seus clientes. “A oportunidade de mercado para os bancos digitais e fintechs é clara, e a criação de uma estrutura para acelerar o modelo de engajamento é o próximo passo para continuarmos sendo o parceiro ideal das fintechs que desejam crescer na América Latina”, disse Kiki del Valle, vice-presidente senior de Parcerias Digitais da Mastercard para América Latina e Caribe. “A história de sucesso da Mastercard em parcerias com fintechs, especialmente no Brasil, é resultado de muita colaboração e confiança. Nos últimos cinco anos, comprovamos que o nosso formato de parceria agrega valor, e por isso conquistamos mais de 90% de participação desse mercado até o momento. Trabalhamos com associações de fintechs em diferentes mercados, adotando uma abordagem proativa na construção de parcerias, identificando as empresas mais brilhantes com a tecnologia mais promissora e resolvendo seus desafios com inovação digital, conexões comerciais, bem como fazendo investimentos estratégicos nesse setor. Agora estamos animados para replicar esse mesmo sucesso em outros mercados da região”, completou Kiki.
A Mastercard está comprometida com as fintechs na América Latina há vários anos. Hoje, essas fintechs – Nubank (Brasil); C6 Bank (Brasil); BanQi da Via Varejo (Brasil); Ualá (Argentina) e albo (México), para citar algumas – transformaram-se em poderosas marcas que emitem cartões 100% Mastercard.
Investindo no sucesso de longo prazo, o Nubank trabalha exclusivamente com a Mastercard desde o seu lançamento em 2014, quando se tornou o primeiro emissor 100% digital no Brasil. “O Brasil e a América Latina estão entre os mercados de maior concentração bancária do mundo. Nós chegamos recentemente a 15 milhões de clientes e agora estamos expandindo nossas operações para o México e Argentina, com o apoio constante da equipe da Mastercard”, disse Vitor Olivier, VP of Consumers do Nubank.
Com o objetivo de facilitar a entrada no sistema financeiro, o Ualá vem trabalhando com a Mastercard para expandir sua operação na Argentina. “A nossa missão é trazer serviços financeiros da América Latina para o século XXI. O Ualá oferece uma experiência inovadora e integrada, acolhendo os desbancarizados e oferecendo melhores serviços financeiros para todos. Nunca esperávamos emitir mais de um milhão de cartões em dois anos. Trabalhar ao lado de um parceiro ágil que entende igualmente o valor da inclusão financeira para o desenvolvimento de um país teve um impacto valioso em nosso crescimento“, disse Andrea Arrébola, Diretora Comercial de Ualá.
Com o objetivo de fornecer as ferramentas necessárias às pessoas para acessar serviços financeiros e alcançar um futuro financeiro mais seguro, a Mastercard firmou parceria com a Via Varejo, um dos principais varejistas do Brasil, e a Airfox, uma Fintech incubada na Universidade de Harvard (EUA). “O nosso sucesso dependia de encontrar clientes com o perfil certo e oferecer a eles uma solução completa de banco digital de uma maneira que fizesse sentido para eles. Com nossa parceria com a Mastercard, conseguimos encontrar o parceiro certo, com a melhor experiência local, para colocar nossas soluções de serviços financeiros ao alcance de comunidades anteriormente marginalizadas”, disse Helisson Lemos, da Via Varejo.
Dedicado a inovar a jornada do consumidor, o C6 Bank está colaborando com a Mastercard para desenvolver produtos e soluções como prevenção a fraudes e recompensas que atendam às necessidades de seu público-alvo. “Por meio de nossa parceria com a Mastercard, conseguimos trazer soluções simples e seguras para nossos clientes. O fato da Mastercard ter integrado o C6 Bank à sua rede em menos de 60 dias foi uma parte extremamente valiosa da parceria ”, disse Maxnaum Gutierrez, head de produtos do C6 Bank
BIN SPONSOR – Tão importante quanto a etapa de expansão é a velocidade de lançamento nos mercados de atuação. A Mastercard está desafiando os modelos de negócios tradicionais para acelerar o processo de integração, fazendo parcerias com diferentes processadoras para lançar novos programas no mercado de forma mais rápida. Entre os exemplos estão parcerias com o Banco C6, Nubank e BanQi da Via Varejo, que foram totalmente integrados à nossa rede em menos de 60 dias.
O modelo agnóstico do Bin Sponsor da Mastercard oferece flexibilidade às fintechs, pois permite que comecem a emitir cartões em não mais de 4 semanas e dá a elas o direito de escolher seu parceiro preferido. O primeiro parceiro certificado a oferecer esse serviço é a Orbitall.
Como alternativa à integração direta, a Mastercard desenvolve relacionamentos proativos e com processadoras como CSU, DXC Technology, Pismo, Orbitall, Conductor e Tutuka, por meio de um modelo de certificação para o Express Onboarding, que reduz de 6 meses para não mais do que 10 semanas o tempo de entrada no mercado.
Para mais informações, visite http://www.mastercard.com/fintech.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025