“Marcenaria do Bem” entrega móveis personalizados para entidades com apoio da Duratex
Para o encerramento do 2º módulo do curso de marcenaria Leo Educa, iniciativa do Instituto Leo Madeiras, que tem o apoio da Duratex, os alunos deverão confeccionar móveis personalizados para duas entidades sociais localizadas na cidade de São Paulo. Batizado de “Marcenaria do Bem”, o último módulo do curso visa a incentivar os futuros marceneiros a colocar em prática as habilidades aprendidas durante o curso em favor de pessoas do seu entorno que estejam precisando.“Esses alunos foram ajudados por meio do curso. Ganharam a oportunidade de aprender um novo ofício para se recolocar no mercado de trabalho. A proposta do ‘Marcenaria do Bem’ é que utilizem todo o conhecimento adquirido para dar continuidade à corrente do bem que os ajudou, perpetuando e ampliando essa rede de solidariedade que se forma a partir do Leo Educa”, explica Débora Spitzcovsky, responsável pela iniciativa da área de Sustentabilidade da Duratex.
Após fazer visitas de campo às entidades que serão beneficiadas, para entender suas reais necessidades, a turma está confeccionando uma estante de livros no formato de árvore e um palco para a Casa da Criança de Santo Amaro, que atende crianças em situação de vulnerabilidade da região, e um guarda-roupa para a República Jovem, que acolhe jovens entre 18 e 21 anos com foco em desenvolver sua autonomia. A entrega dos móveis foi feita no dia 27 de fevereiro.
Promovido pelo Instituto Leo Madeiras, o curso Leo Educa oferece capacitação gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A parceria firmada com a Duratex garantiu a doação de 500 chapas de MDF para serem usadas nas aulas práticas do curso, além da oportunidade de indicar pessoas em situação de rua do entorno da companhia para a capacitação. Nesta turma, que teve início em setembro de 2018 e se forma em 28 de fevereiro, um total de 53 pessoas foram capacitadas. Entre elas duas pessoas em situação de rua indicadas pela Duratex, em parceria com a mobilização social Entrega por SP, que atua em prol dos sem-teto da capital paulista.
Desde 2017, a Duratex oferece oportunidades à população de rua do seu entorno por meio de iniciativas de Investimento Social Privado e voluntariado, a partir do programa D+ Valor, que promove ações em três eixos – Cidadania, Educação e Meio Ambiente –, visando a conscientizar os colaboradores para a realidade da população do entorno de suas unidades industriais e florestais e contribuir pro desenvolvimento local dessas regiões. Só em 2018, o D+ Valor beneficiou cerca de 5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre crianças, idosos, moradores em situação de rua e pessoas com câncer e deficiência intelectual, envolvendo cerca de 3,4 mil colaboradores voluntários.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados