Makemake Reputação completa 13 anos de atuação
Fundada em abril de 2011, a Makemake Reputação, liderada pela consultora e professora Tatiana Maia Lins celebrou seus 13 anos na terça-feira, dia 23. A Makemake oferece serviços completos em gestão da reputação como Diagnóstico de Imagem e Reputação, Diagnóstico de Percepção ESG, Planejamento para Comunicação ESG, Planejamento Estratégico para Gestão de Reputação, Gestão de crises e recuperação de confiança, Treinamentos corporativos e Sensibilização de lideranças.
Ao longo dos anos, atendeu clientes de diversos setores como a Fundação ArcelorMittal, a Special Dog Company, a Vale, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS, a State Grid Brazil Holding, a Sociedade Beneficente Alemã e o Museu do Amanhã. Entre os cases públicos da Makemake estão a edição 2020 do Guia CEBDS de Comunicação e Sustentabilidade e o Caderno CEBDS de Comunicação da Agenda ESG com o Mercado e Investidores, lançado em 2023.
Referência em Reputação Corporativa, Tatiana Maia Lins já participou como debatedora em conferências no Brasil, nos Estados Unidos e na Itália e sensibilizou lideranças das cinco regiões do Brasil e de países da América Latina. Com a missão de difundir conhecimentos e amadurecer o debate sobre Reputação Corporativa no país, a Makemake lançou em 2016 a Revista da Reputação, um projeto colaborativo e voluntário que conta atualmente com 13 edições publicadas.
Em 2017, idealizou e realizou o Seminário Internacional Reputação Brasil >> Caminhos para o Amanhã, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para debater a construção reputacional do país e seus impactos para a competitividade das empresas brasileiras. A fundadora da Makemake, Tatiana Maia Lins, é também autora do livro Reputação e Valor Compartilhado – Conversas com CEOs das empresas líderes em ESG, escrito em parceria com Elisa Prado e publicado pela Editora Aberje em 2022.
Associada da Aberje desde 2012, a Makemake participa ativamente da comunidade. Tatiana iniciou a sua coluna na Aberje em setembro de 2012. Em maio de 2016 a coluna passou a ser um blog chamado Reputação é Tudo, ancorado no site da Aberje e que ficou no ar até novembro de 2020. A Makemake participa da comissão julgadora do prêmio Aberje com Tatiana Maia Lins, Eduardo Murad e Rafael Veras há vários anos e participa dos Comitês Temáticos desde 2018, tendo participado dos comitês de Governança, Ética e Compliance (2018), Comunicação, Integridade e Compliance (2019 e 2020), Comunicação e Estratégia em ESG (2021), Comunicação e Engajamento ESG (2022 e 2023) e Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas (2024). Representada por Tatiana Maia Lins, a Makemake foi eleita pelos demais membros para a vice-coordenação dos comitês temáticos da Aberje em que participou nos anos de 2020, 2021 e 2022.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa