Make Buzz Comunicação cria núcleo de PR e marketing internacional
A Make Buzz Comunicação anuncia a criação de um novo braço da empresa, liderado por João Manuel, especialista em marketing e PR internacional. A estratégia da empresa, que atua há mais de 12 anos no setor, é facilitar a entrada de companhias brasileiras em mercados externos.
Com parceiros estabelecidos em países estratégicos, nos cinco continentes, a chegada de João Manuel é justamente para organizar este núcleo e liderar projetos que estejam voltados para a internacionalização de empresas brasileiras. “Sinto que há uma sede de Brasil no exterior. Minha parceria com a Make Buzz tem o intuito de estender o serviço de excelência que a agência oferece a empresas que estão se internacionalizando”, disse João Manuel.
Daniela Loreto, sócia e diretora de operações da Make Buzz, destaca a dificuldade que empresas nacionais enfrentam para se posicionar no exterior devido à falta de acesso a profissionais internacionais, daí a criação da área. “Enquanto algumas companhias recorrem a plataformas que dizem fazer PR mas apenas criam anúncios, outras ficam nas mãos de grandes agências que inflacionam o mercado”, explica a executiva, que durante 8 anos foi editora de Internacional da Folha Online, site de notícias da Folha de S.Paulo.
A internacionalização é mais um passo na ampliação do escopo de trabalho da agência, que em 2023 se reposicionou, dividindo seus serviços em 4 unidades de negócios: Make Buzz PR (relacionamento com imprensa), Make Buzz Content (conteúdo e redes sociais), Make Buzz Branding (criação de reputação e marca) e Make Buzz Influencer (marketing de influência). “Desde o ano passado, iniciamos um movimento de expansão, que agora culmina com a criação do novo núcleo de PR internacional. Estamos há mais de uma década no mercado, e crescendo de forma sustentável”, comemora.
A entrada do head traz uma vasta experiência ao novo cargo: João Manuel coordenou, como CEO da agência Vereda, campanhas de marketing e PR para diversas empresas exportadoras brasileiras como Jacto e PPA, na América Latina, África , EUA e Europa, resultando em um aumento significativo da visibilidade internacional desses clientes. Ele também coordenou, pela agência de Sherlock Communications, uma série de campanhas de PR para empresas estrangeiras em todo o continente sul-americano.
Com mestrado em Jornalismo na Sciences Po Paris e uma carreira de mais de uma década produzindo documentários e reportagens especiais em mais de 30 países, João Manuel traz uma perspectiva global e uma riqueza de experiências para seu novo papel. “Estou entusiasmado por me juntar à Make Buzz e contribuir para a expansão internacional da empresa, levando nossos clientes a novos patamares de visibilidade e sucesso no mercado global. O Brasil ainda é muito fechado para o mundo, mas sinto uma vontade crescente dos empresários brasileiros em ampliar seus horizontes. Em regiões como América Latina, África e Ásia, temos grandes vantagens competitivas e precisamos explorar melhor esses mercados”.
Segundo João Manuel, a parceria com a Make Buzz ocorre paralelamente a um reposicionamento da Vereda, que passa a atuar como uma agência de marketing estratégico voltado para projetos sustentáveis. “A urgência imposta pelas mudanças climáticas me levou a transformar as minhas inquietações em ação. Por isso, estou reformulando a Vereda, que será uma espécie de agência boutique, com o propósito de acelerar a transição ecológica em diversos setores, como energia, agricultura, bioeconomia e processos industriais”
País perde mais de R$ 1 trilhão por ano devido à falta de inserção global
“Desenvolver estratégias de comunicação no chamado Sul Global é bastante desafiador, por causa da imensa diversidade cultural destas regiões. Mas é, ao mesmo tempo, muito instigante. A Índia, por exemplo, tem mais de 20 idiomas oficiais. Isso precisa ser levado em consideração quando uma empresa decide entrar no mercado indiano, que é um dos que mais crescem em todo o mundo”, comenta João Manuel.
“Nas próximas décadas, os países de maior crescimento serão os africanos e asiáticos. As empresas brasileiras precisam estar prontas para surfar essa onda e para isso, precisam se posicionar nesses mercados o quanto antes. Somos a oitava economia do mundo, mas ocupamos apenas 1,3% do comércio global, segundo a Organização Mundial do Comércio, a OMC. Um país pequenino como a Bélgica concentra 2,3%, um ponto percentual a mais que o Brasil. Isso não faz o menor sentido. Essa diferença representa mais de R$ 1 trilhão por ano. As empresas brasileiras precisam se abrir para o mundo, e a comunicação é um pilar fundamental nesse processo”, disse João Manuel.
A Make Buzz, sediada em São Paulo, atende mais de 30 clientes de diversos segmentos, incluindo indústria siderúrgica, agronegócio, incorporadoras, startups, meio ambiente, associações e sindicatos. A carteira atual de clientes inclui a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Agro Amazônia (distribuidora de insumos agropecuários), Tyr Energia, Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), entre outros.
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