Maior evento da América Latina voltado para mulheres do agro acontece hoje e amanhã em São Paulo
É possível alavancar ainda mais o agronegócio brasileiro com sustentabilidade? A resposta é sim e, não só é possível, como já se tornou uma realidade em muitas regiões. Este será o tema central da 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA, o maior evento da América Latina voltado para mulheres do setor, que ocorre nos dias 25 e 26, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).
Com um novo recorde de público, alcançando mais de 3 mil mulheres de todo o país, o CNMA traz uma programação diversificada, dividida entre a Arena #oagroédelas, Arena #oagronãopara e Arena Master – onde ocorrem as mesas-redondas.
“Tendo como tema principal “Dobrar o Agro de tamanho com sustentabilidade: A Marca Brasileira”, o evento busca promover discussões importantes e atuais, com grandes nomes, empresas e instituições ligadas direta e indiretamente ao setor. Além, claro, de fomentar e reconhecer a presença e liderança feminina no agro”, diz a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios no Transamerica Expo Center, Renata Camargo.
Além das arenas, uma novidade deste ano é o Hub Técnico, que, durante os dois dias, contará com diversas palestras que vão desde condução da genética animal e vegetal, até administração de irrigação e mecanização.
“Esta foi uma demanda trazida pelas próprias congressistas em edições anteriores, que gostariam de um espaço com foco exclusivamente técnico. Serão palestras de profundidade científica, para quem quiser mergulhar e entrar no estado mais avançando do conhecimento da adubação, da nutrição, da genética, da mecanização, da irrigação e dos defensivos, sejam eles agrícolas, vegetais ou veterinários”, explica o professor, sócio-diretor da Biomarketing e curador de conteúdo do CNMA, José Luiz Tejon.
Mais novidades para 2023
Este ano, as mulheres do agronegócio terão um aroma pensado exclusivamente para elas. Desenvolvido por Márcia Rissato, CEO da Pomander Florais & Aromas, empresa especializada em perfumes terapêuticos, o “Aroma Mulher do Agro” representa a essência resiliente e delicada das mulheres do campo. A essência estará à venda durante o evento, com poucas unidades e limite de compra de um frasco por CPF.
Outra novidade deste ano será a apresentação dos resultados inéditos da pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa”, que foi conduzida pela consultora europeia de ‘Brand Value Management’, OnStrategy, com coordenação da Biomarketing, patrocínio da Serasa Experian e apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).
Entre a programação, as participantes do Congresso também poderão conferir em primeira mão o pré-lançamento do filme “Um outro olhar – Uma jornada pelo bem-estar animal e sustentabilidade” – lançado em 2021 como o documentário “Quando Ouvi a Voz da Terra”, o projeto agora chega em uma nova fase, direcionada aos cinemas.
O filme tem a pecuarista Carmen Perez como principal interlocutora das vivências de pessoas do campo, direção do cineasta Nando Dias Gomes e produção-executiva da jornalista Flávia Tonin. O lançamento será no primeiro semestre de 2024.
Além de uma extensa programação de mesas-redondas com expoentes do agronegócio brasileiro, o CNMA traz entre as atrações deste ano, a 6ª edição do Prêmio Mulheres do Agro da Bayer, que reconhece produtoras rurais que adotam práticas agrícolas ancoradas nos pilares ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês). A mesma regra se aplica à nova categoria Ciência e Pesquisa, em que quatro pesquisadoras concorrem ao título, com a diferença de que serão valorizados projetos de impacto ou de grande alcance científico.
“Estamos ansiosos por estes dois dias intensos, de muita troca e conhecimento com as mais de 3 mil congressistas que estarão presentes, vindas de todo o Brasil. Esperamos que todas retornem renovadas, motivadas, repletas de ideias e de alegria, com a certeza de que o agro está caminhando para as mudanças necessárias”, finaliza Renata Camargo.
A programação completa do evento pode ser conferida no link: https://www.mulheresdoagro.com.br/programacao/
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasPaulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação Financeira