L’ORÉAL é 1ª empresa de cosméticos a receber certificado internacional de igualdade de gênero no BR
A L'Oréal Brasil é a primeira empresa do setor de beleza brasileiro, e a segunda no país, a ser certificada pela EDGE (Economic Dividends for Gender Equality), instituição que, em 2011, durante o Fórum Econômico Mundial, lançou uma metodologia de avaliação e norma de certificação global em igualdade de gênero, considerada a principal para o mundo dos negócios atualmente.
A certificação é um reconhecimento que vai ao encontro do compromisso da L´Oréal em promover a igualdade de gênero no local de trabalho. Há uma década, o Grupo vem trabalhando para o estabelecimento de uma estratégia global de Diversidade. Em 2014, a L’Oréal Brasil criou uma área específica, reconhecendo a importância e relevância do tema para o país. “O talento e a criatividade afloram na diversidade brasileira. Ao receber o certificado EDGE, reconhecemos e incluímos esta diversidade como um valor fundamental para o crescimento sustentável da L’Oréal Brasil e este é um motivo de muito orgulho para todos nós” afirma Fábio ROSÉ – Diretor de RH da L’Oréal Brasil
Graças às políticas e à atenção dedicada ao tema, a companhia detém um quadro funcional equilibrado no Brasil, formado por 55% de mulheres e 45% de homens. Em relação a cargos de diretoria, esse número é de 42%.
“A diversidade é um valor fundamental para a L'Oréal. Partindo da grande diversidade de pessoas que compõem as equipes até os produtos desenvolvidos, a diversidade tem sido sempre uma prioridade. Nosso foco de trabalho são questões como gênero, inclusão de pessoas com deficiência e origem social e étnica.”, afirma Letícia Novak, responsável pelo programa de Diversidade na L’Oréal Brasil.
Entre as iniciativas criadas para igualdade de gêneros destacam-se workshops de sensibilização realizados com centenas de colaboradores, participação e patrocínio de fóruns que discutem o tema como o “25º Global Summit of Women”, realizado pela primeira vez no Brasil, em maio desse ano.
O início do processo de certificação foi em setembro de 2014, com uma pesquisa, anônima e aberta a todos os funcionários, sobre como a diversidade é vista na companhia em aspectos como: recrutamento e promoção de seus colaboradores, treinamento de liderança e orientação de gestores; jornada de trabalho flexível, além do quesito salarial e cultura organizacional. Após essa etapa, recebemos a visita de auditores externos para a revisão dos dados coletados durante a pesquisa além das políticas e práticas de gênero e força de trabalho dos 3 mil colaboradores brasileiros.
Desde o seu lançamento, em 2011, mais de 100 empresas em 30 países utilizam o processo de avaliação e certificação EDGE para criar um ambiente de trabalho ideal e equilibrado entre homens e mulheres. A metodologia e os padrões adotados possibilitam que a empresa avalie o seu desempenho no âmbito nacional e global.
“O Grupo L’Oréal é o precursor da indústria de beleza e cosméticos a receber a certificação EDGE. Ao ser certificada, a L’Oréal Brasil serve como modelo de transparência e está mostrando seu comprometimento com a equidade de gêneros no local de trabalho para consumidores, investidores e parceiros”, disse Maria Oldin, Diretora de Gerenciamento do EDGE. “A grande participação dos colaboradores da L’Oréal Brasl refletem o resultado positivo da companhia na avaliação para a certificação do EDGE”.
Além da filial brasileira, o Grupo L’Oréal já recebeu a certificação para suas operações nos Estados Unidos, no Canadá, na Rússia e na Índia.
Conheça a política de Diversidade da L´Oréal aqui: http://goo.gl/sRfavr
Destaques
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
- Encontro da Plataforma Ação para Comunicar e Engajar, do Pacto Global Rede Brasil, apresenta planos para 2025
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país