PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
20 de março de 2023

Livro sobre Relações Institucionais e Governamentais (RIG) será lançado pela Editora Aberje dia 21 de março

Os autores Carlos Parente e Leonardo Barreto receberão convidados no Shopping Pátio Higienópolis em São Paulo
Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

O livro Regras Novas, Jogadores Antigos – Um ensaio sobre o presente e o futuro da atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG), de Carlos Parente e Leonardo Barreto será lançado pela Editora Aberje no dia 21 de março, a partir das 18 horas na Livraria da Vila, do Shopping Pátio Higienópolis. Na obra, os autores mostram como as atuais relações sociais, culturais e econômicas estão mudando o “jogo” da democracia no Brasil e no mundo. O livro – que faz parte da coleção Instant Book Aberje – reflete sobre como processos de mudança institucional, sobretudo as mudanças advindas da comunicação digital, das redes sociais e do comportamento das pessoas nessas novas plataformas, estão “transformando o ambiente de atuação do profissional de RIG e exigindo um novo ritmo de adaptação que, se não for bem-feita, poderá ameaçar trajetórias sólidas e retirar rapidamente muita gente do jogo”.

O professor e consultor Carlos Parente e o doutor em Ciência Política Leonardo Barreto salientam que os jogos apresentam ideias de simetria e assimetria. Em termos de simetria, é preciso que as regras sejam verdadeiramente novas – e essas novas regras exigem novos protagonistas. “A combinação mais perigosa que existe é a de regras novas e jogadores antigos. Note-se que a palavra ‘regra’ é usada aqui em um sentido amplo para designar mudanças signi­ficativas que exigem adaptação dos atores, sem a qual eles não sobrevivem”. 

Na visão do diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA/USP, Paulo Nassar, nesses jogos o resultado ainda depende de quem está dentro do campo, mas depende muito dos que estão na ‘torcida’. “Os jogos antigos beneficiavam os que estavam nos camarotes; na nova assimetria eles beneficiam o camarote, mas também a arquibancada. E temos o componente simbólico, no qual os jogos representam desejos, interesses e emoções que contextualizam sua realização. Hoje, o certame conta com jogadores cada vez mais heterogêneos cuja influência tem forte impacto no resultado”, analisa.  

Lançamento do livro Regras Novas, Jogadores Antigos
Data: 21 de março
Horário: das 18 às 21 horas
Endereço: Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, Av. Higienópolis, 618
Inscrições: aqui

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.