Livro “Ligando os Pontos do ESG para uma nova dinâmica” propõe caminhos práticos para a aplicação do ESG

Qual é o papel das empresas, da academia e da sociedade na construção de modelos de negócio mais conscientes? Com artigos de 39 autores, o livro “Ligando os Pontos do ESG para uma nova dinâmica” se propõe a refletir sobre essa questão, com uma visão prática e propositiva do ESG, conectando teoria, propósito e ação em uma abordagem sistêmica e regenerativa. O lançamento será no dia 28 de outubro, às 18h30, na Livraria da Vila do shopping JK Iguatemi, em São Paulo.
Com prefácio da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o livro enfatiza a importância de tratar o ESG de forma consistente, indo além de discursos superficiais. Em seu texto, a ministra destaca esperança, resiliência e ação coletiva como fundamentos para a transição de modelos econômicos e culturais, inspirando a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
A publicação é coordenada por Marcela Argollo, administradora e especialista em liderança regenerativa; Marcel Spadoto, especialista em economia e marketing; e Andréa Ciaffone, jornalista e estrategista de comunicação. Para Argollo, o desafio está em transformar conceitos em práticas efetivas. “O livro propõe caminhos para alinhar propósito e ação, pensamento e prática, consciência e resultados, de forma que empresas, academia e sociedade possam viver o ESG de maneira coerente, enraizada e transformadora”, afirma.
Spadoto destaca a diversidade de perspectivas reunidas na obra. “É na divergência que se encontra densidade. Um único olhar sempre tende a simplificar demais, enquanto múltiplos pontos de vista expõem as camadas invisíveis do tema. Queríamos sair do lugar comum. Menos narrativa de marketing, mais espaço para diálogos que reconhecem contradições e dilemas”, comenta.
Segundo Ciaffone, a obra foi concebida para inspirar executivos, decisores e líderes empresariais a desenvolver projetos mais consistentes em ESG. “Cada capítulo traz a experiência e a visão transformadora dos seus autores, oferecendo subsídios para a construção de um futuro alinhado com o que de melhor o ESG pode nos trazer enquanto sociedade e economia”, afirma.
A presença feminina na coordenação e entre as autoras contribuiu para um olhar mais sensível sobre interdependência, cuidado e colaboração. “O olhar feminino reconhece que sustentabilidade não é apenas sobre números e relatórios, mas também sobre relações, culturas, valores e propósitos”, observa Argollo. “Esse olhar permitiu incluir camadas mais sutis, como a conexão entre inteligência artificial e espiritualidade, geralmente ausentes nos debates tradicionais sobre ESG.”
Entre os temas abordados estão “Liderança Regenerativa: a virada da humanização na empresa e nos negócios”, “Branding e Comunidades Digitais na Era ESG”, “Finanças Regenerativas a Serviço da Vida”, “Comunicação ESG: o elo entre valores e resultados” e “A Bioeconomia como Estratégia de Desenvolvimento e Posicionamento do Brasil como Potência Verde”, entre outros.
Anote na agenda
Lançamento do livro “Ligando os Pontos do ESG para uma nova dinâmica”
Data: 28 de outubro de 2025
Horário: 18h30
Local: Livraria da Vila – JK Iguatemi (Av. Juscelino Kubitschek, 2041, Loja 335/336 – Piso 2, Itaim Bibi, São Paulo, SP)
Mais informações:https://www.ligandoospontosdoesg.com.br/
ARTIGOS E COLUNAS
Vívian Rio Stella O desafio de comunicar e desmistificar um setor: memória, experiência e o aprendizado no Museu da CortiçaCarlos Parente Educação, comunicação, Bernardinho e como tudo transformaElizeo Karkoski (Des)Tendências para a Comunicação Interna em 2026
Destaques
- Encontro da rede Aberje reúne CCO global da CNH e líderes de comunicação
- Aberje e VLI promovem palestra sobre mediação de conflitos em BH
- Brasilidade em alta: identidade nacional vira ativo na comunicação das empresas
Notícias do Mercado
- LATAM e Volkswagen ampliam presença em festivais e reforçam cultura como plataforma de comunicação
- Textual amplia atuação em ESG e reforça estratégia com a DiversaCom
- Boticário, Diageo, iFood e Localiza apresentam estratégias de Carnaval





























