Livro “Comusicação – O Som do Sucesso” será lançado pela Aberje Editorial dia 2 de julho
Obra de Adolfo Corujo – sócio e Chief Strategy & Innovation Officer da LLYC – exalta a música como um dos elementos catalisadores da comunicação afetiva e apresenta músicos “visionários” na comunicação
A música pop foi a primeira grande ferramenta global de comunicação de massas, e isso muitos anos antes da internet e das redes sociais. De algum modo, as regras dessa música continuam presentes no imaginário coletivo”. Esse pedacinho do prefácio do livro “Comusicação – O Som do Sucesso”, de Adolfo Corujo, sócio e Chief Strategy & Innovation Officer da LLYC, rede global de consultoria de comunicação e relações públicas, já aguça a imaginação em relação à obra, que acaba de ser lançada pela Aberje Editorial. A live de lançamento acontece no dia 2 de julho, a partir das 15h pela plataforma Zoom e no canal da Aberje no Youtube, com transmissão ao vivo.
Além do autor Adolfo Corujo, especialista na gestão da transformação do negócio e na gestão da reputação no contexto da disrupção digital, participam da live o diretor-geral da Aberje Hamilton dos Santos e Luiz Serafim, head de marca e comunicação da 3M Brasil.
Em sua obra, Corujo mostra, por meio de lições de comunicação de 18 gênios da música, como boa parte dos músicos analógicos antecipou, sem saber, as bases da revolução comunicacional digital em andamento neste século, conforme enfatiza, no prefácio do livro, seu amigo José Antonio Llorente, sócio fundador e presidente da LLYC. “Continua fluindo ao nosso redor uma nova forma de interpretarmos a realidade e de nos comunicarmos com ela. Adolfo Corujo a descreve de maneira muito clara como uma transição do modelo de massas para o de redes. Há uma comunicação atual mais horizontal e participativa, que tem suas próprias regras e que pode e deve ser mais transparente e eficaz”, relata no prefácio da obra.
“Cada um desses artistas usou a comunicação de forma decisiva. A intuição e a sorte condicionaram seus resultados. Em todos eles, reconheço chaves do sistema que me proponho explorar e um talento extraordinário para produzir obras que transcendam seu tempo”, diz Corujo.
Por exemplo, graças a Joni Mitchell, Brian Wilson e Bob Marley, o leitor pode se aproximar das três peças básicas de qualquer processo de comunicação: escuta, conteúdo e relacionamento. Esses capítulos enfatizam a importância de estabelecer relacionamentos com as pessoas que determinam os projetos.
No caso de Bob Dylan, ele deu uma aula excepcional de marketing para ensinar como ganhar um novo mercado conquistando um novo espaço de conversação que lhe era totalmente estranho quando decidiu fundir o rock com o country.
A obra ainda tem o prefácio à edição brasileira, assinado por Paulo Nassar, diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e professor titular da ECA-USP, para quem “a música, como as outras artes, é elemento catalisador da memória, do ritual, da narrativa e da experiência, pilares de uma comunicação afetiva. Nesse sentido, Adolfo Corujo recupera, em seu livro, essa face – ao mesmo tempo deleitosa e educacional – da música. Com ouvido apurado, conhecimento enciclopédico e percepção atenta, ele constrói um precioso manual no qual ritmo, melodia, comunicação, afetividade e inovação se interconectam”.
Para Nassar, o maior mérito de Comusicação – O Som do Sucesso está em sua escrita, que sabe ser ao mesmo tempo acurada e prazerosa, perspicaz e ágil, educativa e lépida. “As deliciosas biografias distribuídas em 18 capítulos iluminam ângulos até então desconhecidos e pavimentam o caminho para análises aprofundadas sobre o valor da comunicação como força empreendedora. Corujo trata seu leitor como um amigo, a quem convida para ouvir as canções de um álbum que acabou de tirar da prateleira e colocou em seu toca-discos. Assim resgata essa narrativa de valor educativo e ritualístico”, escreve.
* A edição impressa do livro será enviada pela Aberje via Correios aos associados – como parte dos benefícios de integrar a rede. (Usar apenas no Portal)
Mesa redonda online
Lançamento do livro “Comusicação – O Som do Sucesso”
Data: 02 de julho
Horário: das 15h às 16h30
Inscrição: aqui
FICHA TÉCNICA
Título: “Comusicação – O Som do Sucesso”
Autor: Adolfo Corujo
Páginas: 195
Adquira o seu exemplar: www.aberje.com.br/livros. A obra também estará disponível em ebook na Amazon e demais plataformas, como Apple Books, Google Books, e Kobo.
Sobre o autor:
Adolfo Corujo é sócio e chief strategy & innovation officer da Llorente & Cuenca, rede global de consultoria de comunicação e relações públicas. Especialista na gestão da transformação do negócio e na gestão da reputação no contexto da disrupção digital, em seus mais de 20 anos de trajetória profissional auxiliou no desenho e na execução de projetos nas áreas de construção, defesa e promoção de identidade de várias multinacionais na Espanha e na América Latina. No âmbito acadêmico, colabora com escolas de negócios e universidades tanto na investigação como na formação dos campos da estratégia, inovação, identidade digital e gestão de mudança. Dirige e apresenta o podcast Esto es lo que AI, sobre Inteligência Artificial. No âmbito musical, é guitarrista da banda Mato Grosso, com a qual toca clássicos do rock’n’roll há cerca de 30 anos.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025