Live de lançamento do livro “Lobby e Comunicação”, de Paulo Nassar e Carlos Parente acontece dia 29 de outubro
Obra inaugura a coleção Instant Book Aberje. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site da Aberje
No contexto da pandemia, o lançamento do livro “Lobby e Comunicação – A integração da narrativa como via de transformação”, escrito por Paulo Nassar, diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e professor titular da ECA-USP, e por Carlos Parente, diretor da Midfield Consulting e coordenador do Programa Avançado de Relações Institucionais e Governamentais da Escola Aberje de Comunicação, marca a inauguração do selo Instant Book pela Aberje Editorial. O evento de lançamento será realizado no dia 29 de outubro, a partir das 19h no canal da Aberje no Youtube com transmissão ao vivo. Na ocasião, serão sorteados três livros e um curso livre da Aberje.
Além dos autores Paulo Nassar e Carlos Parente, participam da live a diretora de Relações Governamentais da DOW, Suelma Rosa, também presidente do IRelGov-Instituto de Relações Governamentais e o escritor e cientista político Murillo de Aragão, responsável pelo prefácio do livro. “A jornada por este livro aborda várias particularidades a serem consideradas pelos profissionais da área. Questões que envolvem, por exemplo, sustentabilidade, responsabilidade social, inclusão social, respeito à diversidade e compliance exigem sensibilidade e empatia dos profissionais. Trata-se de leitura agradável e bastante oportuna para os tempos atuais”, ressalta Aragão, que vai mediar o evento.
Na obra, os autores fazem uma reflexão sobre a importância da convergência entre as políticas, os planejamentos e as ações de relações institucionais e governamentais (RIG), de relações públicas (RP) e de comunicação. “A narrativa, vista como conteúdo organizado de forma dialógica e estratégica, tem se apresentado como central na organização nas relações entre as áreas privadas e as áreas públicas. Políticas, Planejamentos e Táticas de Relações Governamentais e Institucionais sem convergências com Relações Públicas e Comunicação não são sustentáveis em um mundo em que todos de alguma forma têm voz e ação”, enfatiza Nassar.
Carlos Parente analisa que o momento atual é de rápida transição para uma nova era nas relações público-privado, com impactos significativos nas diretrizes, práticas e comportamento dos atores em ambos os lados. “O Compliance ganhou mais força, poder e prestígio dentro das organizações e as Relações Institucionais e Governamentais (RIG) ganharam mais atenção da alta liderança. As ideias e as práticas de RIG no Brasil passam por um importante período de consolidação e redimensionamento. No território do diálogo e da cidadania, relações governamentais e relações públicas se aproximam. Estamos diante de uma nova forma de se comunicar e narrar”, avalia.
O livro de Paulo Nassar e Carlos Parente inaugura a coleção Instant Book Aberje, programada para discutir os temas atuais e as novas narrativas da Comunicação e dos relacionamentos das empresas e das instituições, por meio de reflexões e sempre de forma sucinta e perspicaz, sobre temas atuais e urgentes da comunicação.
Serviço:
Mesa redonda online
Data: 29 de outubro
Horário: das 19h às 20h30
Inscrição: aqui
FICHA TÉCNICA
Título: Lançamento do livro “Lobby e Comunicação – A integração da narrativa como via de transformação”
Autores: Paulo Nassar e Caros Parente
Páginas: 74
Adquira o seu exemplar aqui
Sobre os autores:
Paulo Nassar é diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).
Carlos Parente é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP). Tem liderado e participado de importantes processos de relações institucionais e governamentais, comunicação estratégica, marketing, branding e gestão de crise em empresas nacionais e multinacionais (Unibanco, Banco ABN AMRO Real, Avon, Alpargatas, Camargo Correa e Braskem). É professor convidado de Marketing e Comunicação no curso de pós-graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV) e coordenador/professor do Curso Avançado de Relações Institucionais e Governamentais da Aberje. Articulista e autor dos livros de comunicação empresarial Obrigado, Van Gogh (Editora Peirópolis, 2007) e Comunicação Além do Briefing (Editora Lazuli, 2012).
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados