Líderes de Comunicação visitam laboratório de inovação da Vivo
Um espaço físico concebido para abrigar a inovação digital na empresa, com metodologias de desenvolvimento rápido, e, assim, servindo de símbolo para a transformação do mindset de toda a companhia: este é o Vivo Digital Labs. Na última quarta-feira (22), foi realizado em São Paulo o sexto encontro do grupo LiderCom no ano de 2018. O evento, organizado pela Aberje, abordou o tema “Criando uma cultura de inovação e comunicação” e foi realizado na Telefônica-Vivo.
O grupo participou de um bate-papo com Ricardo Sanfelice, vice-presidente de Estratégia Digital e Inovação na Telefônica-Vivo, que destacou a importância da digitalização para melhorar a relação da empresa com os clientes. Simplificar as operações é a máxima.
Ricardo apresentou como a Vivo se estruturou para avançar nos temas relacionados à transformação digital e afirmou que “para ser uma empresa digital, não se pode ter uma área de Digital”. A ideia é que a cultura digital se instale em toda a companhia, em cada um dos departamentos, de forma que a área de Digital seja dispensável num futuro próximo. Ao final da conversa, o grupo conheceu espaço de trabalho do Vivo Digital Labs e pôde observar como as equipes se organizam – em squads, pequenos grupos de desenvolvimento, e utilizando a metodologia Agile.
O LiderCom é um fórum exclusivo de líderes da comunicação corporativa, criado em 2016 pela Aberje, com o objetivo de ser um espaço de diálogo e relacionamento entre os membros. Uma das pautas permanentes de debate é o relacionamento entre o CCO (Communication Chief Officer) e o CEO das empresas. O grupo já se reuniu com Roberto Setúbal (Itaú), Renato Janine (ex-ministro e professor da USP), Olga Pontes (Odebrecht), Anke Schmidt (BASF) e Richard Edelman (Edelman).
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados