LiderCom debate uma nova narrativa para Minas Gerais


O LiderCom Minas Gerais iniciou nesta segunda-feira, 23 de outubro, um ciclo de debates sobre novas narrativas para Minas Gerais. A professora Patrícia Cerqueira Reis, doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP e professora da ESPM-RJ, fez uma profunda análise sobre narrativas para marcas territoriais, avaliando o legado dos Jogos Olímpicos para o Rio de Janeiro, tema de sua tese de Doutorado. Ela formulou sua análise a partir das dimensões que formam a marca Rio: dimensão produtiva, dimensão política, dimensão histórico-cultural, atributos intangíveis, conexões e potencialidades. “As marcas territoriais são poderosas: elas mantêm e atraem negócios, desenvolvem o turismo e as exportações, atraem pessoas e investimentos estrangeiros”, explicou.
O debate é uma iniciativa dos comunicadores reunidos no LiderCom Minas Gerais da Aberje, que sentem a necessidade de reconstrução de uma narrativa para o estado. As crises política e econômica se prolongam e corroem a narrativa que estruturava a construção da imagem de Minas Gerais até alguns anos atrás: lideranças políticas de expressão nacional e crescimento econômico superior à média nacional, puxado por setores como mineração, siderurgia, metal mecânico e grandes obras de engenharia. A crise afetou a imagem das lideranças politicas e provocou forte retração destes setores econômicos. Ao mesmo tempo, surgem esforços alternativos de redesenho da marca do estado, como alta concentração de startups e produção de produtos de terroir, como cafés e queijos finos, que ganham no país e no exterior.
O Lidercom é uma iniciativa da Aberje que surgiu em 2016, com o objetivo de criar um espaço de diálogo e relacionamento para os altos dirigentes da comunicação corporativa. Em Minas Gerais, a iniciativa é liderada por Roberto Baraldi, diretor do Capítulo Aberje no estado.
Destaques
- Aberje Capítulo Amazônia e Casa Balaio firmam parceria
- Giovanni Nobile assume diretoria do Capítulo Aberje Brasília
- 99 associa-se à Aberje
- Lab de Comunicação debate estratégias para ativação de marca
- Comunicação e Governança em debate: o desafio de unir discurso e prática
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O ecossistema informacional na Era DigitalElizeo Karkoski Empresas AINDA sem comunicação interna? O preço do improviso é alto!Marcos Santos O alerta da série Adolescência para os pais na era dos algoritmosPablo Assolini IA não resolve tudo: não dá para automatizar a relevânciaLeandro Bornacki Dados: sabemos que são essenciais, mas sabemos usá-los?