Liderança comunicadora e construção de cultura organizacional forte são destaques no Diálogos Supera no Rio

Um espaço de compartilhamento de experiências e desafios na construção de culturas organizacionais fortes, no engajamento de colaboradores via lideranças e na adaptação da comunicação para diversos públicos. Assim pode ser resumido o 8º Diálogos Supera RJ, que atraiu mais de 80 profissionais no auditório da Vale no Rio de Janeiro no dia 17 de junho de 2025 – e outros 830 participantes no formato online. A importância da autenticidade, da escuta ativa, do uso de dados e da capacitação de líderes – para fortalecer a marca empregadora e garantir que a comunicação seja percebida como genuína e eficaz – foram desdobramentos de três painéis.
José Luis Ovando, Sócio-Diretor de Estratégia e Atendimento da Supera Comunicação, enfatizou na abertura a evolução da comunicação interna de um modelo ‘top-down’ para um papel estratégico de consultoria nos temas de cultura organizacional, engajamento, gestão de mudança, transformação, diversidade, ESG e narrativas com empregados. Ele relembrou alguns tópicos da conversa na 16ª edição do Diálogos em Fortaleza no mês anterior, ressaltando a importância do posicionamento estratégico da CI, a parceria com RH, o uso intensivo de dados, a humanização da comunicação, o storytelling e a gestão da infoxicação.
O EVP deve ser vivenciado, não imposto. É preciso mapear a jornada do empregado e comunicar de forma autêntica a cultura da empresa, sem deixar cair no excesso de informação que só gera ruído e também abre espaço para boatos. Um processo de comunicação inclusivo deve abrir espaço para que os próprios empregados sejam os porta-vozes da empresa, humanizando a comunicação e construindo confiança. Assim, o EVP se mostrará na experiência, não na narrativa. Este pode ser um resumo do primeiro painel “Como construir uma marca empregadora forte e ter embaixadores internos”, realizado com a presença de Antonia Moraes, Gerente Executiva de Comunicação da Petros; Telma Silva, Gerente de Sustentabilidade e Comunicação Interna da Icatu Seguros; e Fernanda Magalhães, Gerente de Comunicação Corporativa com Empregados e Comunidades da Vale. Elas foram mediadas por Karla Magalhães, Gerente de Desenvolvimento Organizacional, Diversidade e Comunicação Interna da Tokio Marine. A discussão ressaltou que a comunicação embala o discurso, mas o EVP e o orgulho de pertencer vêm da vivência prática. O excesso de informação foi outra abordagem, sendo que as convidadas defendem que os comunicadores devam mudar a mentalidade de produção de texto para planejamento, curadoria e influência.
“Engajamento da liderança nos processos de comunicação. Como provar valor?” foi o tema na sequência, com Thais Moraes, Diretora de Comunicação para Brasil e Cone Sul da The Coca-Cola Company; Luciana Teixeira, Head de Brand e Advertising da Enel Brasil; Luciene Cristina, Gerente Geral de Comunicação da Vale; e Clarisse Furlani, da Gerente de Comunicação Interna da Petrobras; mediadas por Clayton Urbano, Gerente de Comunicação Interna e Cultura da Neoenergia. Eles abordaram a essencialidade da liderança na comunicação, sobretudo quando o desafio é gerenciar a capilaridade geográfica e a grande quantidade de empregados na equipe. A confiança nas instituições diminuiu, mas os CEOs ainda mantêm altos níveis de credibilidade – ele e os demais líderes são a principal fonte de comunicação desejada pelos empregados, mas muitos se sentem despreparados, sem tempo ou não compreendem o impacto de sua comunicação. A solução reside em instrumentalizar os líderes, com clareza, constância e credibilidade, principalmente os gestores intermediários, que conseguem dar sentido à informação estratégica para a realidade específica da sua equipe. Foi levantada a importância do RH na capacitação e apoio para traduzir a estratégia da organização. E não é falar mais, e sim falar de forma estratégica e relevante, priorizando as mensagens centrais. Para que a comunicação não seja secundária, foi sugerido que ela precisa agregar valor direto aos resultados do líder e ser reconhecida em suas métricas de desempenho.
O encerramento aconteceu com o painel “Comunicação Interna para a operação: melhores práticas”. Sob moderação de Cleide Cavalcante, Gerente de Comunicação da Progic, os convidados falaram da comunicação em ambientes operacionais e complexos devido ao público predominantemente não digitalizado. A comunicação nessas áreas é fundamental para mudar comportamentos e até salvar vidas. O uso de um mix de canais, tanto digitais quanto analógicos (murais, DDS, áudios em ônibus), é essencial, e o “face a face” com a liderança continua sendo o mais efetivo. A ênfase na segurança demonstra como a comunicação clara e empoderamento do time são valores inegociáveis. Há um cuidado em adaptar o tom e o conteúdo da comunicação para cada público segmentado, com foco na humanização e na representatividade. Estas foram algumas prioridades traçadas por Camila Tavares, Gerente de Marketing e Comunicação da Porto do Açu; e Frederico Alberti, Gerente de Comunicação Interna e Comunidades Sul e Sudeste da Vale; Carla Assemany, Gerente de Comunicação e Diversidade da GNA. Na opinião deles, é ideal é transformar o colaborador operacional em protagonista e autor da própria comunicação, até convidando como personagem em campanhas para gerar identificação, mas sobretudo sendo ouvido. O desafio é fazer com que a operação se sinta parte do todo, mitigando a comparação com o ambiente corporativo e equilibrando as experiências para todos os integrantes. Fazer a comunicação “sair do escritório” e ser conectada e distribuída para todas as esferas e áreas foi um tópico importante, ao lado da necessidade de acolhimento do líder em suas dificuldades e, em certos casos, em sua solidão.
Esta 8ª edição carioca contou com patrocínio exclusivo da plataforma multicanal Progic e apoio da Vale, da THAP Brindes e do serviço digital de curadoria e distribuição de conteúdo Sinapse. Em breve, serão disponibilizadas as gravações de todas as etapas do encontro.
Mais uma ação na temporada 2025 dentro deste projeto de inteligência e networking chega à Curitiba no mês de agosto. A programação está sendo finalizada. É possível cadastrar-se para receber atualizações em www.superacomunicacao.com.br/evento-dialogos
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