Lícida Vidal e Leandro Lima são os artistas selecionados para a 14ª edição da Mostra 3M de Arte

A Mostra 3M de Arte anunciou os artistas selecionados para sua 14ª edição, que será realizada entre setembro e outubro no Parque da Luz, no centro de São Paulo. Lícida Vidal e Leandro Lima foram escolhidos para representar o tema “Biomorfos – A reinvenção do Ser”, sob curadoria de Ana Carolina Ralston. O edital, que ficou aberto por dois meses, recebeu 223 inscrições de artistas de todo o país.
A Mostra 3M, junto ao júri composto por Ana Carolina Ralston, Daniel Rangel, Lorraine Mendes e Cauê Alves, optou por dois projetos que exploram o surgimento de seres híbridos unindo natureza, tecnologia e humanidade. As duas intervenções se unem às obras de outros quatro artistas, convidados diretamente pela curadoria.
A primeira obra destinada a compor a exposição é Neosymbiota lucens – unidade autônoma de despoluição, de Lícida Vidal. Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), a artista visual vive em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, e é reconhecida por suas pesquisas sobre questões de gênero, natureza e emergência climática, por meio de performance, fotografia, vídeo e instalações.
O segundo projeto é Artéria, do paulistano Leandro Lima. Formado em Artes Visuais pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), o artista é representado pela Galeria Vermelho e, recentemente, foi contemplado com o Sfer_IK Museion Award 2023, no México. Com mais de 30 anos de trajetória, Lima propõe em suas obras individuais reflexões sobre a vida a partir da existência humana.
Sobre os artistas
Lícida Vidal desenvolve pesquisas que articulam saberes subalternizados, experiências pessoais e acadêmicas, buscando estratégias para resgatar autonomia de corpos e territórios em debates sobre interdependência, escala, diversidade e coexistência na crise do combustível fóssil. A artista faz parte do Coletivo Vozes Agudas e do Ateliê397 e já realizou residência e exposição na Usina de Arte (PE), no Ateliê397, no Sesc Pinheiros e na Usina Luis Maluf. Lícida expôs também trabalhos na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, na Residência Respiro Rural e montou uma mostra individual, a Oceano Febril, na Galeria Luis Maluf.
Leandro Lima é representado pela Galeria Vermelho e, desde o fim dos anos 1990, desenvolve obras em parceria com Gisela Motta, sob a assinatura Motta&Lima. Foi contemplado com menção especial no Sfer_IK Museion Award 2023, no México, e foi vencedor em vários certames, como o 2º Prêmio Marcantonio Vilaça, o Prêmio Cultura Inglesa Festival e o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia. Teve exposições individuais no Farol Santander, na Galeria Vermelho, no Centro Cultural Britânico (São Paulo), na Mamam no Pátio (Recife) e no Young Gallery (Los Angeles). Participou de coletivas como as da Bienal do Mercosul, da Bienal de Vancouver, da Bienal de Havana, da Bienal Fin del Mundo (Ushuaia) e de mostras na Áustria e na Suécia.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































