PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
28 de fevereiro de 2025

Levantamento realizado junto ao LiderCom aponta prevalência do modelo híbrido de trabalho nas organizações

Análise realizada com 60 empresas de mais de 30 setores mostra que empresas ainda testam formatos de trabalho
Redação Portal Aberje
Crédito: Alex Kotliarskyi/Unsplash
 
  • COMPARTILHAR:

Um levantamento realizado junto aos membros do LiderCom, plataforma voltada para lideranças sêniores da comunicação corporativa, avaliou as modalidades de trabalho adotadas pelas empresas associadas à Aberje. A análise sistematizou informações de 60 empresas associadas, de mais de 30 setores, sobre as práticas adotadas para escritórios e times administrativos. O resultado aponta que o modelo híbrido é predominante, refletindo a busca por equilíbrio entre presença física e flexibilidade.

Entre as empresas participantes, 30% adotam o modelo de três dias presenciais e dois dias remotos, enquanto 27% operam com dois dias presenciais e três dias em home office. Apenas 4% das companhias trabalham em regime totalmente remoto, realidade mais frequente em setores digitalizados, como serviços e tecnologia. Já o modelo flexível, que permite aos colaboradores decidirem onde e quando trabalhar, é adotado por 11% das organizações.

Principais números do levantamento

  • 30% das empresas adotam três dias presenciais e dois dias remotos (modelo híbrido);
  • 27% operam com dois dias presenciais e três dias em home office;
  • 19% atuam de forma totalmente presencial;
  • 11% adotam o modelo flexível;
  • 4% trabalham exclusivamente em regime remoto.

A análise também destacou a tendência crescente de retorno aos escritórios em setores como automotivo, papel e celulose, energia e saúde. Nessas áreas, 19% das empresas respondentes operam em regime totalmente presencial nos escritórios e operações, indicando que a presença física ainda é essencial para os seus modelos de negócio.

Embora o modelo híbrido seja majoritário, a pesquisa revela que algumas empresas ainda estão experimentando novas abordagens para conciliar produtividade, engajamento e bem-estar dos colaboradores. O levantamento reforça que as modalidades de trabalho continuam em transformação, com as organizações buscando formatos que aliem eficiência operacional, preservação da cultura organizacional e flexibilidade para os profissionais.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.