LATAM conquista 40,5% de participação de mercado no Brasil e alcança o seu melhor resultado dos últimos 11 anos
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) acaba de confirmar que a LATAM conquistou 40,5% de participação de mercado doméstico no Brasil em fevereiro de 2024, alcançando o seu melhor resultado dos últimos 11 anos – em julho de 2013, companhia havia alcançado 41,6% de participação. Os índices para o mês de fevereiro de 2024 confirmam a LATAM como líder da aviação brasileira desde 2021. Na operação internacional, a LATAM também liderou o mercado brasileiro em fevereiro de 2024, com participação de 23,6%¹.
Mais eficiente e competitiva, opera atualmente a maior malha aérea da sua história no País, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.
Como consequência, a LATAM lidera o setor aéreo no Brasil desde 2021 (em RPK²). O índice calculado pela ANAC considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.
A LATAM tem como compromisso ampliar o acesso dos brasileiros à aviação. Por isso, é a companhia aérea que mais cresce no Brasil desde 2021.
Somente em 2023, quando transportou 33 milhões de passageiros domésticos no País, a LATAM viu crescer em 8% a sua operação em todo o território nacional, na comparação com 2022. O avanço tem uma razão: no último ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira.
Em 2024, a LATAM prevê a chegada de mais aviões e um novo crescimento de 7% a 9% na sua operação doméstica no Brasil, na comparação com 2023. Na prática, serão adicionados no País mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados