Lançada a Agência BNDES de Notícias

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição associada da Aberje, lançou a Agência BNDES de Notícias (www.agenciadenoticias.bndes.gov.br). O objetivo do novo canal é aprimorar o conteúdo fornecido pela instituição a jornalistas e veículos de todo o Brasil. Para tanto, além da distribuição diária e gratuita de notícias, reportagens e entrevistas, serão disponibilizados conteúdos multimídia, como fotos, áudios e vídeos. O conteúdo é responsivo e pode ser acessado via dispositivos móveis (celulares e tablets), por qualquer pessoa, não sendo necessário nenhum tipo de cadastro.
Também será criada uma seção dedicada à checagem de fatos, que disponibilizará conteúdo verificado oficial aos leitores, reduzindo, assim, impactos da circulação de notícias falsas na internet. Denominada “Fato ou Boato”, a seção buscará contribuir com o trabalho já realizado pelas agências fact checking existentes. O diferencial é que o “Fato ou Boato” terá como foco exclusivamente as informações reproduzidas sobre o BNDES nas redes sociais e que, muitas vezes, passam ao largo do rigor jornalístico dos veículos profissionais.
Outra novidade da agência será o “Blog do Desenvolvimento”, uma seção dedicada à disseminação do conhecimento e das análises setoriais gerados pelo BNDES. Para tanto, estudos, publicações, boletins, artigos e relatórios produzidos pelos técnicos do Banco terão seu conteúdo central transformados em postagens de caráter não acadêmico, com remissão para o conteúdo original e utilização de links para outras referências (internas ou externas sobre o assunto). A seção também trará artigos exclusivos assinados por técnicos da instituição.
O conteúdo noticioso “hard news” da Agência BNDES de Notícias, por sua vez, está dividido em 15 editorias: Administração Pública, Agricultura, Comércio e Serviços, Cultura, Educação, Indústria, Infraestrutura, Inovação, Institucional, Internacional, Meio Ambiente, Mercado de Capitais, Micro, Pequenas e Médias, Saúde e Segurança. Essa estrutura já incorpora temas definidos como prioritários pelo Planejamento Corporativo do Banco para o período 2018-2023.
A própria criação da Agência BNDES de Notícias decorre desse Planejamento, que definiu a Comunicação como um dos 12 projetos corporativos prioritários para o Banco. Como primeiro resultado dessa prioridade, foi criada, em março deste ano, da Área de Comunicação e Relacionamento Institucional, ligada à Presidência do Banco e que será responsável pela agência, por meio do seu Departamento de Comunicação. Para a superintendente da Área, Helena Tenório, “a Agência busca atender a uma crescente demanda da sociedade por transparência. Isso implica não apenas disponibilizar uma grande quantidade de informações operacionais, mas também traduzir esses dados para o cidadão comum e ampliar o diálogo com a imprensa”.
Destaques
- Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional discute o desafio da reputação em tempos de hiperconectividade
- Chefe de Educação do Unicef Brasil debate comunicação em Masterclass no dia 21
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
- Especialistas discutem futuro da área de comunicação em debate para o Anuário da Comunicação Corporativa de 2025
ARTIGOS E COLUNAS
Carina Almeida SXSW: Um viva às pessoas no debate sobre inovação!Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dadosVânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!