PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
13 de agosto de 2021

KPMG: líderes de consumo e varejo esperam garantir ganhos de sustentabilidade e mudanças climáticas

Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Uma pesquisa realizada pela KPMG, este ano, com 500 CEOs globais de consumo e varejo apontou que 92% deles desejam garantir os ganhos de sustentabilidade e mudanças climáticas que obtiveram no ano passado e a maioria (98%) está supostamente começando a mudar o foco principal para o componente social do programa de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança). Além disso, mais de 30% dos executivos dessa indústria revelaram que as companhias que eles lideram mudaram para sempre.

O relatório mostrou também que a maioria dos entrevistados confia nas perspectivas de crescimento do setor no longo prazo (92%) e das próprias empresas especificamente (90%). Já 43% não preveem um retorno às operações normais até o ano que vem.

“Embora muitas empresas de consumo e varejo tenham estabilizado os negócios com sucesso no ano passado, a pandemia acelerou a mudança e um retorno ao que antes era considerado normal é improvável e os negócios que eles lideram mudaram para sempre. A tendência é de estabilidade e eficiência da cadeia de suprimentos, integrando os fatores bem-sucedidos resultantes da pandemia permanentemente nos modelos de negócios e garantindo que as práticas ESG se tornem realidades”, afirma o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG, Fernando Gambôa.  

Ainda de acordo com a pesquisa, o ritmo de aceleração continuou conforme a conscientização sobre o estresse da força de trabalho e questões sociais se tornou mais proeminente durante a pandemia, com 53% dos executivos de consumo e varejo indicando que estão aumentando os recursos humanos para ajudar a gerenciar o bem-estar e a saúde mental dos funcionários. Além disso, questões como saúde e segurança são as prioridades essenciais na recuperação do setor, com 93% dos entrevistados afirmando que os funcionários deverão informar aos empregadores quando concluírem as vacinações. 

 

Aceleração digital das operações:

 

Quase 70% dos entrevistados disseram que esperam se envolver com clientes predominantemente de forma on-line e 42% dos CEOs indicaram que a capacidade de criar uma experiência digital transparente para o cliente se acelerou tanto durante a pandemia que muitas empresas já estão anos à frente de onde esperavam estar.

Além disso, 78% dos executivos de consumo e varejo reportaram que planejam investir mais em comércio eletrônico e plataformas de vendas digitais e 77% em tecnologias centradas no cliente no próximo ano.

“O impacto da pandemia também acelerou a digitalização das operações das empresas. Em questão de meses, modelos operacionais de última geração foram implementados, melhorando a eficiência dos negócios e as experiências dos clientes, resultando em novos fluxos de receita para muitas empresas. A rápida evolução da experiência digital dos clientes é claramente um exemplo que já teve um impacto duradouro nas empresas e transformou suas estratégias de negócios”, complementou o sócio. 

 

Novas oportunidades de fusões e aquisições em vista:

A mudança é uma constante, e a maioria dos CEOs de consumo e varejo afirmou estar confiante nas oportunidades emergentes de crescimento das suas empresas nos próximos três anos. Apesar das preocupações com a economia global em geral, o apetite por fusões e aquisições não diminuiu com 52% indicando que esse movimento terá um impacto moderado na organização, enquanto 13% são mais agressivos e sugerem que provavelmente adquirirão empresas que terão um impacto significativo nas operações.

 

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.