King’s College promove semana de debates sobre o Brasil
04 de fevereiro de 2020
  • English

Professor Dr. Vinicius de Carvalho, vice-diretor do Instituto e ganhador do Prêmio Aberje 2019, organizou o evento

Há seis anos o King’s Brazil Institute, escola vinculada ao King’s College London dedicada aos estudos da história e da cultura brasileira, realiza um evento em reconhecimento à extensiva colaboração com o país em pesquisas, intercâmbios e outras atividades. A Brazil Week 2020 aconteceu do dia 27 ao dia 30 de janeiro e promoveu discussões, workshops, lançamento de livros e seminários sobre a cultura e questões brasileiras contemporâneas.

O tema deste ano foi a construção da memória coletiva brasileira, como ela está sempre sendo forjada, sofreu mudanças e continuar a mudar. O evento trouxe painéis focados em temas como: saúde, sustentabilidade, linguagem e política.  “O King’s Brazil Institute se consolidou como uma referência para estudos brasileiros, como uma referência sobre Brasil no Reino Unido e também entre a comunidade acadêmica brasileira. Este ano, em particular, a Brazil Week marca o início das celebrações dos 10 anos do Brazil Institute”, explica o Dr. Vinicius de Carvalho, vice-diretor do Instituto e organizador do evento.

“É um evento ao mesmo tempo acadêmico e cultural; para um público universitário e também externo; para experts em Brasil e também para aqueles que não conhecem nada sobre o país. O ponto importante para nós é que as pessoas percebam que o King’s College London, através do Brazil Institute, pensa no e com o Brasil”, finaliza Vinicius.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação da Dra. Andreza de Souza Santos da Universidade de Oxford, com o tema: “Da utopia para distopia – uma análise crítica sobre a construção da memória coletiva brasileira”. Em seguida, o conjunto musical King’s Brazil realizou o concerto intitulado:” Música e natureza no Brasil”. A performance explorou temas como meio-ambiente e conservação, com trabalhos premiados de Claudio Santoro, Harry Crowl e Luís Gonzaga.

Saiba mais sobre o Brasil Institute aqui: https://www.kcl.ac.uk/kbi

Vinicius Mariano de Carvalho
 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.