Julio Gama é o novo diretor de Comunicação da Vale
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/19658/Vale-470x300.jpeg)
![Retrato de Julio Gama](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2018/01/Julio-Gama.jpg)
O anúncio foi formalizado em meados de Dezembro. Julio Gama, ex-diretor de Comunicação da Telefonica Brasil, assumiu a Diretoria de Comunicação da Vale, liderando uma equipe com mais de 60 profissionais distribuídos nos estados do Rio de Janeiro (sede da companhia), Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Pará. A Vale é uma das maiores empresas nacionais e está presente em mais de 30 países.
Formado em Jornalismo, com MBA em Negócios Internacionais, Julio foi repórter e editor-assistente do Estadão e diretor de Conteúdo do portal MyWeb. Passou um período nos Estados Unidos, onde foi editor executivo da revista AmericaEconomia, então do grupo Dow Jones; diretor da prática de comunicação corporativa do Newlink Communications Group e teve sua própria agência. Também foi correspondente da Rádio Mega Brasil Online nos Estados Unidos, baseado em Miami. De volta ao Brasil, foi diretor das Práticas de Corporate e Comunicação Financeira da Burson-Marsteller. Em fevereiro de 2014, assumiu a Superintendência Executiva de Comunicação do HSBC Brasil, onde permaneceu por quase três anos. Em agosto de 2016, Julio assumiu a Diretoria de Comunicação da Telefonica Brasil, ali permanecendo até novembro de 2017.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires