PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
18 de setembro de 2024

Jonhson & Jonhson estreia série sobre depressão em formato inovador e com histórias baseadas em experiências reais

Quatro personagens contam como é viver com a doença. Em formato inspirado em stand up, a iniciativa busca a identificação do público e reforça a importância da ajuda médica especializada
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A depressão é um transtorno mental grave e que precisa de tratamento. O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de países com maior número de pessoas que vivem com a doença: são cerca de 11,5 milhões de pessoas, 5,8% da população. Esta também é a doença mais frequentemente associada à ideação suicida e que é considerada a principal causa de incapacidade, em todo o mundo. Apesar disso, o diagnóstico leva cerca de 39 meses para acontecer. As estatísticas mostram a importância de ampliar o diálogo sobre depressão, estimular a quebra de estigmas que cercam a doença e incentivar a busca por ajuda médica especializada.

“Falar Inspira Vida, a série: Histórias para Rir e Refletir”, uma produção potente e educativa da Jonhson & Jonhson, chega para ajudar nesse processo de conscientização e sensibilização da sociedade em geral, pacientes, familiares, profissionais de saúde e rede de apoio, fornecendo informações de qualidade sobre a doença, seus sintomas e impactos no dia a dia do paciente. Tudo de maneira sensível, inspiradora e com informação de qualidade.

Em quatro episódios, a série, que se passa no formato inspirado em stand up, traz histórias fictícias de situações da vida real sobre pessoas que quebraram seus próprios estigmas – e os da sociedade – em relação à depressão e à busca pelo psiquiatra. Para a personagem do 1º episódio, Daiane, a experiência com a depressão pode ser resumida em um grande ´pra quê’, que impacta tudo. “Não é só tristeza que as pessoas sentem quando estão deprimidas. Elas podem sentir apenas um vazio ou aquela falta de vontade de fazer qualquer coisa. Depressão também não é frescura e nem falta do que fazer”, explica a psiquiatra, professora e pesquisadora Cintia Perico.

Na jornada de Daiane, uma pessoa muito importante em sua vida desempenha um papel fundamental: o do acolhimento. “A rede de apoio é essencial para o processo de aceitação da doença, no incentivo para a busca por ajuda especializada que envolve o médico psiquiatra e o psicólogo, e na adesão ao tratamento” afirma Neila Campos, presidente da ABRATA, organização apoiadora da campanha.

E assim como esse, outros três episódios serão lançados: Paulo, Daniel e Roberta desmistificam a depressão com transparência e bom humor. Por meio das histórias, um alerta: sem diagnóstico precoce e tratamento adequado, a depressão pode trazer impactos negativos às atividades sociais, ao convívio com outras pessoas, no trabalho e nos estudos.

“Por meio dessa iniciativa queremos reforçar o nosso compromisso com a conscientização da sociedade sobre um tema tão importante e chegar nas pessoas que possam estar vivendo algum sintoma de depressão e falar sobre a importância de buscarem ajuda profissional, além de estimular quem já foi diagnosticado a persistir no tratamento e na busca por uma vida livre de sintoma da doença”, declara Flávia Favaro, diretora de comunicação da Jonhson & Jonhson Innovative Medicine no Brasil.

A série faz parte da campanha “Falar Inspira Vida” criada pela Jonhson & Jonhson em 2019 e que até hoje trabalha para requalificar a conversa sobre depressão e depressão resistente ao tratamento (DRT). As ações endereçam mensagens para a rede de apoio e para os profissionais da saúde, com abordagens sobre urgência e emergência no tratamento, a importância da persistência, do acolhimento e da busca pela remissão.

“Falar Inspira Vida, a série: Histórias para Rir e Refletir” conta com a coordenação audiovisual e artística da Muda Cultural, direção geral de audiovisual da Fiteiro e coordenação geral e atendimento da campanha da Ketchum Brasil.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade
  • Global Alliance lança carta de compromisso com princípios de uso responsável da IA na comunicação corporativa
  • Diretor-presidente da Aberje publica artigo n’O Globo sobre importância do terceiro setor
  • Nova série do podcast FalAção discute mensuração e impacto na comunicação corporativa
  • Comitê da Aberje recebe Erick Bretas, CEO do Estadão, para debate sobre jornalismo, tecnologia e relacionamento com marcas

ARTIGOS E COLUNAS

  • Miriam MouraSXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia
  • Paulo NassarTerceiro setor é essencial
  • Leila GasparindoFora da empresa, dentro da estratégia: por que precisamos olhar para o humano por inteiro na Comunicação Interna
  • Maria Claudia BacciComunicação com transparência: o diferencial competitivo para dizer o que importa e mostrar como se faz
  • Carina AlmeidaAudiência cativa? Nem dentro de casa

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade