JDE Brasil, Prefeitura de Piumhi e Grupo Gaia promovem ações para Programa de Coleta Seletiva
24 de outubro de 2018
  • English

O Programa de Coleta Seletiva em Piumhi, por meio da Lei Municipal Nº 2.363, entrou em vigor no dia 9 de outubro na cidade, apresentando a obrigatoriedade da coleta seletiva e reciclagem do lixo urbano. A medida assegura a coleta para dar uma destinação, ambientalmente correta, dos resíduos urbanos a fim de reduzir os custos e os danos ambientais causados pelo descarte inadequado de lixo.

Para implantação do programa, a JDE Brasil, Prefeitura de Piumhi e Grupo GAIA realizaram a segunda reunião do Comitê de Educação Ambiental no dia 16 de outubro, com a presença de representantes do poder público, da sociedade, educadores, empreendedores sociais e lideranças de instituições. O objetivo deste Comitê é criar ações e atividades de apoio para viabilização da coleta seletiva, que está prevista para iniciar em novembro. A JDE é associada da Aberje.

Os integrantes do Comitê de Meio Ambiente iniciaram o planejamento de atividades educativas e culturais, que visam promover a reciclagem e a reutilização dos resíduos sólidos. As atividades acontecerão na Central de triagem dos materiais recicláveis (antiga sede da Copacafé).

Além da reunião, também foram realizadas ações de conscientização, com treinamento e palestra envolvendo a população, agentes ambientais e profissionais da área da saúde, além da interação com os catadores e agentes ambientais que trabalharão juntos na triagem de resíduos. O grupo fez uma visita ao aterro sanitário e aos pontos críticos de descarte irregular na cidade. Em paralelo, agentes de saúde e órgãos públicos passaram por um treinamento de ativação do programa para garantir a segurança e a qualidade de vida da população.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.