PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
18 de junho de 2024

Itaipu Binacional é nova associada da Aberje

Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A Itaipu Binacional é resultado de uma parceria entre os governos do Brasil e do Paraguai. A empresa foi fundada em 1974. Sua missão era construir e operar a usina hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo até então.

A usina está localizada no rio Paraná, divisa entre os dois países. É a usina que mais gerou energia na história, com mais de 3 bilhões de Megawatts-hora desde que começou a operar, em 1984. O suficiente para abastecer o mundo por 43 dias.

São 20 unidades geradoras de 700 Megawatts cada, que totalizam 14.000 Megawatts de capacidade instalada. Dez unidades operam em 50 Hertz, a frequência da concessionária no Paraguai. As outras 10 operam em 60 Hertz, frequência utilizada no Brasil.

A construção da barragem ocorreu de 1975 a 1982 e empregou 40.000 trabalhadores brasileiros e paraguaios em seu pico. A conclusão da barragem permitiu a formação do reservatório e Itaipu deu início à operação Mymba Kuera, que resgatou mais de 36 mil animais silvestres.

Em seguida, iniciou-se a montagem das peças eletromecânicas. Em 1992, a usina já operava as primeiras 18 unidades geradoras concebidas no projeto original. Mais duas unidades foram adicionadas em 2007, quando a usina atingiu sua capacidade total.

Mas a empresa não gera apenas eletricidade. Desde a sua criação, a Itaipu Binacional segue os princípios do desenvolvimento sustentável, refletidos por suas iniciativas ambientais, sociais e econômicas integradas que promovem a prosperidade em ambos os países.

Comunicação

A área de comunicação da empresa é chefiada pela jornalista Ana Paula Hedler. A profissional está à frente da superintendência de comunicação desde junho de 2023, gerenciando as equipes de imprensa, imagem institucional, relações públicas e gestão da comunicação (divisão encarregada dos trâmites financeiros).

Ana Paula Hedler, Chefe da Assessoria de Comunicação Social.

Segundo Ana Paula Hedler, “a comunicação corporativa desempenha um papel fundamental nas organizações, influenciando diversos aspectos de sua operação e sucesso. Uma comunicação corporativa eficaz ajuda a construir e manter uma imagem positiva da organização, além de tornar mais acessível e transparente o diálogo entre a empresa e a sociedade, os stakeholders, os funcionários, os clientes e o público em geral. Ela também gera engajamento entre os colaboradores, contribuindo para um ambiente de trabalho mais positivo e satisfatório; facilita a troca de conhecimentos e a inovação; e garante que todos estejam alinhados à missão, à visão e aos valores da empresa. Em situações de crise, a comunicação corporativa ajuda a mitigar os danos à reputação da organização e assegura que as informações corretas cheguem a todas as partes interessadas. Por isso, considero a comunicação corporativa uma ferramenta estratégica que ajuda as empresas a navegar no ambiente de negócios complexo e dinâmico da atualidade, promovendo a coesão interna e a conexão eficaz com o mundo exterior.”

Hedler é cedida pela Prefeitura de Londrina, onde é funcionária de carreira desde 2011 e atuava como gestora de comunicação. Ana Paula é mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), é também bacharel em Direito pela UEL.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.