ISA CTEEP divulga Relatório Anual de Sustentabilidade 2021 e página online dedicada aos indicadores ESG
04 de maio de 2022
  • English

Desempenhos sociais, ambientais e de governança reforçam compromisso da companhia na geração de valor sustentável para acionistas e sociedade

Companhia lança página para dar maior transparência e acesso às informações e indicadores ESG

Focada em contribuir proativamente para os desafios ambientais globais, a ISA CTEEP, uma das principais transmissoras de energia do País, divulgou, hoje (2), o seu Relatório Anual de Sustentabilidade 2021, elaborado em conformidade com as Normas GRI e com os princípios de Relato Integrado, do Conselho Internacional para Relato Integrado (IIRC, na sigla em inglês).

O documento traz informações de desempenho e abordagem de gestão sobre tópicos ambientais, sociais, econômicos e de governança de maior impacto e influência na visão dos stakeholders da companhia, bem como a estratégia de geração de valor e visão de futuro da empresa.

No centro da transição energética, a empresa tem utilizado e desenvolvido soluções inovadoras que são caracterizadas pelo baixo impacto socioambiental, assim como tem investido em empreendimentos que impulsionam o escoamento de energia de fontes renováveis e flexibilizam ainda mais o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Como exemplo, podemos destacar o lançamento do primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala do sistema de transmissão brasileiro, que evita a geração a diesel; a entrega da primeira subestação digital do SIN, cuja obra contou com a redução de 50% de cabos e estruturas, gerando menos resíduos ao meio ambiente e emissão de carbono; o empreendimento Interligação Elétrica Aguapeí, que permitirá a conexão de novos consumidores e de novas fontes de energia renováveis, dentre outros.

A companhia é carbono neutro desde 2019 e possui a meta de reduzir a emissão de 2 milhões de toneladas de CO² no planeta até 2030. Na Serra do Amolar, no Pantanal Mato-grossense com fronteira na Bolívia, também desenvolve uma iniciativa única com o Programa Conexão Jaguar, cujo propósito visa à conservação do ecossistema, com foco na onça-pintada. Em 2021, a empresa expandiu o Programa e, atualmente, trabalha na preservação de 141 mil hectares de florestas e fontes de água na região. Ainda, a ISA CTEEP foi a primeira transmissora de energia a emitir debêntures verdes no Brasil, no valor de R$ 672,5 milhões.

No âmbito social, no ano passado, a empresa também realizou um investimento social e doações de R$ 3,1 milhões. Atualmente, com 21 projetos sociais em andamento, em diversos estados brasileiros, a companhia fomenta a prática do esporte, o acesso à cultura e promove a formação cidadã de professores e estudantes. Alianças estratégicas com o Instituto Esporte e Educação, Virada Sustentável de São Paulo, Jaguar Parade e Instituto Guga Kuerten foram algumas das parcerias estabelecidas.

A ISA CTEEP também ampliou as políticas e as práticas de diversidade e inclusão, e conta com um comitê estratégico e com o Programa Outros Olhares para fomentar a conscientização e criar oportunidades de ações afirmativas nos pilares de equidade de gênero, raça e etnia, pessoas com deficiência e LGBTI+.

Em Governança, a empresa aderiu ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos; lançou o Código de Ética e Conduta de Terceiros para promover os critérios ambientais, sociais e de governança em toda a sua cadeia de valor; e, na composição da diretoria executiva, 60% são mulheres.

“O nosso propósito é gerar valor sustentável e, em 2021, superamos desafios e realizamos entregas importantes para a sociedade, como projetos que vão permitir a maior inserção de fontes renováveis no sistema elétrico. Sabemos que a nossa responsabilidade ultrapassa as fronteiras da empresa. Por isso, sempre trabalhamos pautados na geração de impacto socioambiental positivo”, destaca Rui Chammas, diretor-presidente da ISA CTEEP.

Para ampliar ainda mais o acesso às iniciativas e dar mais transparência aos indicadores ESG, a companhia lançou, recentemente, uma página dedicada ao tema. Confira em: https://www.isacteep.com.br/pt/sustentabilidade/esg

Clique aqui para acessar o Relatório Anual de Sustentabilidade 2021 da companhia.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.