Ipiranga lança assinatura sonora e motion de sua nova logomarca

Após divulgar a evolução da sua marca e a nova identidade visual para a rede de postos, a Ipiranga é a primeira distribuidora a apresentar uma assinatura sonora e um ‘motion’ para a sua nova logomarca. Os dois formatos de apresentação da logo foram desenvolvidos para materializar o resultado de reposicionamento da marca e seu novo propósito, “Abastecer a Vida em Movimento”, anunciado na última semana
A partir de agora a marca também pode ser facilmente reconhecida pelo som de um assovio, que acompanha a “fonética” da marca, com 4 tons, que representam as sílabas da palavra Ipiranga.
“A ideia do assovio como recurso sonoro tem muita familiaridade com os pilares da Ipiranga e como nos relacionamos com os nossos consumidores. Por ser um som humano, único e que normalmente é usado com quem está próximo, ele reforça o caráter de familiaridade, simplicidade e parceria no dia a dia junto aos brasileiros. Estamos nos apropriando ainda mais do território da mobilidade e nos colocando como parceiros da jornada completa de todos: motorizados ou não, como ciclistas, pedestres, motoristas, trabalhadores, vizinhos, caminhoneiros e VIPs — Vendedores Ipiranga de Pista – ou até mesmo pets. A assinatura sonora vem agregar ainda mais à evolução da marca Ipiranga, entregando uma identidade completa, que reforça a identificação que os consumidores têm pela Ipiranga”, afirma Bárbara Miranda, Vice-Presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios.
“Para representar uma marca tão querida era necessário um logo sonoro que transmitisse a descontração e a dinâmica presente na vida dos brasileiros. O assovio foi escolhido por trazer esse lado humano, acessível e divertido, enquanto as percussões – produzidas com o uso do corpo – evocam a ideia de mobilidade”, comenta Delano Amorim, sócio-diretor da Gomus Music Branding.
Assinada pela Superunion, o motion da marca representa movimento e apresenta o corpo do “i” como estrada”, o “pingo do i” como destino. Esses elementos foram identificados pelos consumidores nas pesquisas realizadas durante do processo de criação.
Participaram do processo de construção do novo posicionamento e identidade da Ipiranga a Superunion e Alexandria (responsáveis pela marca Ipiranga e novo propósito), a Pharus (responsável pela arquitetura de marca, Jet Oil e Ipimax), o estúdio de tipografia Fabio Haag Type (tipografia proprietária) e a consultoria de music branding Gomus (sound design). O projeto ainda contou com colaboração da Talent Marcel.
Destaques
- Aberje Capítulo Amazônia e Casa Balaio firmam parceria
- Giovanni Nobile assume diretoria do Capítulo Aberje Brasília
- 99 associa-se à Aberje
- Lab de Comunicação debate estratégias para ativação de marca
- Comunicação e Governança em debate: o desafio de unir discurso e prática
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre A linguagem é um vírusPaulo Nassar Morreu um homem bomGiovanni Nobile Dias O ecossistema informacional na Era DigitalElizeo Karkoski Empresas AINDA sem comunicação interna? O preço do improviso é alto!Marcos Santos O alerta da série Adolescência para os pais na era dos algoritmos