PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
28 de abril de 2025

Instituto Ronald McDonald completa 26 anos com data para o McDia Feliz 2025

Instituição soma mais de R$ 422 milhões investidos em oncologia pediátrica e anuncia campanha para o dia 23 de agosto em todo o Brasil
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

No mês em que celebra 26 anos de atuação no Brasil, o Instituto Ronald McDonald anuncia a data da próxima edição da maior companha em prol de crianças e adolescentes com câncer no Brasil: o McDia Feliz. Em 2025, o evento será no dia 23 de agosto, com parte da renda obtida com a venda de Big Mac revertida para apoiar projetos voltados ao combate ao câncer infantojuvenil. O tíquete individual já está definido: R$ 20 por sanduíche, com validade em todos os restaurantes participantes de todo o país.

A campanha é uma das principais fontes de captação de recursos da instituição, que já investiu mais de R$ 422 milhões em oncologia pediátrica, apoiando mais de 2 mil projetos em 22 estados e 71 municípios. Desde sua criação, o Instituto já impactou mais de 15 milhões de vidas, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, que juntas receberam mais de R$ 65 milhões em investimentos.

“O McDia Feliz é muito mais do que uma data no calendário. É um movimento de empatia e união que transforma vidas. Cada Big Mac vendido nos ajuda a garantir diagnóstico precoce, tratamento de qualidade e acolhimento para milhares de crianças e adolescentes em todo o país”, afirma Bianca Provedel, CEO do Instituto Ronald McDonald.

A edição de 2024 entrou para a história como um dos maiores atos de solidariedade do país, arrecadando mais de R$ 22,2 milhões só para a saúde. Com esse valor, foi possível financiar 80 projetos de 49 instituições que atuam com oncologia pediátrica de norte a sul, beneficiando diretamente crianças e adolescentes com câncer, além de apoiar famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Além da mobilização em torno do McDia Feliz, o Instituto desenvolve programas que atuam desde a capacitação de profissionais até o acolhimento de famílias em tratamento. Um deles é o Programa Diagnóstico Precoce, que já capacitou mais de 44 mil profissionais e estudantes da saúde, contribuindo para a identificação mais rápida da doença. O tempo, aliás, é um fator determinante.

“A cada dia, milhares de crianças no Brasil enfrentam a dura batalha contra o câncer, e o tempo pode ser o fator decisivo entre a vida e a morte”, afirma o Dr. Renato Melaragno, oncologista pediátrico com mais de 40 anos de experiência e membro da Comissão Médica do Instituto.

Ele reforça que os avanços recentes na oncologia pediátrica, como o uso de terapias-alvo e diagnósticos baseados em alterações moleculares, têm permitido tratamentos mais específicos e menos agressivos. Ainda assim, o desconhecimento dos sintomas e o acesso desigual aos serviços especializados permanecem desafios.

“O câncer infantojuvenil deveria ser abordado dentro das políticas de saúde voltadas para a infância e adolescência, em vez de estar inserido na política geral do câncer. Como representa apenas 2% dos casos em adultos, acaba sendo menos valorizado”, ressalta Dr. Renato.

Com uma rede nacional que inclui 7 unidades do Programa Casa Ronald McDonald e os Espaços da Família Ronald McDonald, a instituição, que celebrou 26 anos no dia 8 de abril, também atua no acolhimento de famílias em situação de vulnerabilidade. Em 2023, foram 9.486 famílias atendidas, muitas delas sem alternativa de moradia durante o tratamento dos filhos. Segundo pesquisa interna, 84,7% das famílias afirmam que não teriam onde ficar se não fosse o Instituto.

Para o Instituto Ronald McDonald, cada Big Mac vendido no McDia Feliz representa mais do que um lanche: é um passo em direção à cura e ao cuidado integral de crianças e adolescentes que enfrentam o câncer. E em 2025, esse gesto solidário já tem data e valor definidos.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade