Instituto Mattos Filho lança obra sobre diversidade e inclusão nas organizações


O Instituto Mattos Filho, composto por sócios e sócias do escritório Mattos Filho, em parceria com o Behavioral Insights for Inclusion Lab (BiiLab), lançou na terça-feira (13/7) a publicação “Pessoas e Práticas: Como as Ciências Comportamentais podem promover a Diversidade e a Inclusão nas Organizações”. O projeto tem o objetivo de levar informação baseada na evidência científica sobre a implementação de programas de diversidade e inclusão nas organizações.
A publicação apresenta, por meio de uma linguagem didática, propostas baseadas em evidências científicas de como promover a diversidade de gênero, raça e orientação sexual, ampliar a inclusão e aperfeiçoar a produtividade e a retenção de talentos considerados diversos.
“Um dos pilares do Instituto Mattos Filho é apoiar iniciativas da sociedade civil direcionadas à diversidade. Por isso, é gratificante lançarmos uma publicação como essa, que proporciona argumentos sólidos sobre como combater as desigualdades nas organizações por meio de práticas e políticas cientificamente comprovadas”, explica Paula Vieira, uma das diretoras do Instituto Mattos Filho.
O projeto é dividido em cinco capítulos que trazem conceitos fundamentais sobre diversidade, inclusão e pluralidade, métodos de diagnóstico de vieses implícitos e uma série de modelos promissores de intervenção para auxiliar na identificação de falhas e de oportunidades na implementação de políticas inclusivas. Além disso, são abordados tipos de treinamentos sobre diversidade e inclusão, métodos de avaliação de desempenho e alternativas de ações para reduzir e lidar com casos de assédio ou discriminação.
“A diversidade e a inclusão acontecem efetivamente no campo prático, com erros e acertos, mas com ações. O livro mostra como podemos mudar comportamentos utilizando evidências e as ciências comportamentais. O BiiLab foi criado para desenvolver pesquisas sobre o tema e difundir conhecimento. A parceria com o instituto é parte desse ideal e uma grande honra para nós”, afirma Carlos Mauro, fundador da CLOO Behavioral Insights Unit.
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar A dignidade do cotidianoElizeo Karkoski Entropia de Comunicação: desordem e incertezaLuis Alcubierre Escolhas difíceis
Destaques
- Reputação e reforma tributária entram no debate da comunicação corporativa
- LiderCom completa 10 anos como espaço de articulação da liderança da comunicação empresarial
- Comitê Aberje de Comunicação na Gestão de Riscos e Crises realiza primeira reunião e debate desafios da atuação em ambientes digitais
Notícias do Mercado
- Ypê se posiciona sobre recolhimento de produtos
- Microsoft aponta que estrutura organizacional é desafio para ampliar ganhos com IA
- Global Alliance realiza pesquisa sobre IA responsável





























