Inscrições abertas para o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde 2021

“Jornalismo Escrito”, “Jornalismo Audiovisual” e “Cobertura Diária” serão as categorias reconhecidas na edição

O Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde anuncia sua nona edição, firme em seu propósito de fortalecer o jornalismo de saúde na América Latina sobretudo em um ano repleto de desafios e que informação legítima e segura se faz tão imprescindível. As inscrições estão abertas até o dia 9 de junho de 2021 e visa reconhecer a excelência e a cobertura jornalística de qualidade sobre saúde.
O prêmio, iniciativa da Roche América Latina e da Secretaria Técnica da Fundação Gabo, reconhece a excelência e estimula a cobertura jornalística de qualidade relacionada à saúde. Neste ano, as categorias são Jornalismo Escrito, para trabalhos de texto jornalístico publicado em um meio impresso ou digital da AL; Jornalismo Audiovisual, trabalho jornalístico produzido e transmitido na região por canal de televisão aberto, fechado ou digital e Cobertura Diária, onde serão premiados trabalhos referências em cobertura, profundidade, clareza, e acompanhamento dos temas que surgem no dia a dia, e que mostram os desafios que os jornalistas enfrentam.
• Acesso à saúde
• Doenças não transmissíveis
• Doenças raras ou órfãs
• Inovação nos cuidados da saúde
• Inovação nos sistemas de saúde
• Regulação, reformas e políticas públicas
O tema acesso à saúde vem ganhando espaço na imprensa latina com trabalhos informativos. Por isso, o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde entrega uma menção honrosa nesse assunto dentro de cada uma das categorias da premiação. Os trabalhos inscritos com acesso à saúde como tema principal estarão inscritos automaticamente nessa menção.
Já para fortalecer novos enfoques e temas de jornalismo, o Prêmio Roche traz mais duas menções honrosas: uma em Jornalismo de soluções, que busca promover a produção de histórias que investiguem, narrem e expliquem com profundidade as repostas que instituições, comunidades e pessoas estão desenvolvendo ante os desafios da saúde na América Latina. A outra será em Cobertura Jornalística da COVID-19, que foi criada devido à pandemia e busca premiar os trabalhos jornalísticos que abordem a sustentabilidade dos sistemas de saúde na região nesse contexto, assim como o desafio à capacidade de atender à população e sua habilidade em responder às necessidades futuras. Todos os trabalhos inscritos no Prêmio Roche participarão automaticamente a essas duas menções honrosas, uma vez que cumpram com os critérios descritos.
A inscrição dos trabalhos deve ser realizada pelos jornalistas responsáveis no site: www.premiorochedejornalismo.com. Serão aceitos materiais produzidos originalmente em espanhol ou português, publicados ou transmitidos na América Latina de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2020.
O vencedor de cada categoria (no caso de ser um trabalho coletivo, a equipe deverá escolher um delegado) receberá uma bolsa de até 5.000 dólares (menos taxas) para formação acadêmica em cursos, especializações ou mestrados. Além disso, receberá um troféu comemorativo e um certificado.
Os finalistas, em cada uma das categorias em disputa na nona edição, vão receber uma medalha e um certificado. Os autores vencedores das menções honrosas receberão um certificado.
Acesse aqui o regulamento completo.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































