Inovação e Sustentabilidade guiam projeto da nova sede da Ultracargo e Ipiranga
Com mais de 80 anos de história, o Grupo Ultra é hoje responsável pelas marcas Posto Ipiranga e Ultracargo – empresas associadas da Aberje, e também da Ultragaz, Extrafarma e Oxiteno. A trajetória do grupo sempre foi marcada pelo pioneirismo, combinando inovação com sustentabilidade – e a sede da empresa em São Paulo, hoje, reflete esses ideais. O projeto assinado pelo escritório de arquitetura Studio BR realizou o retrofit total do edifício com atenção ao uso sustentável e consciente dos recursos, e a integração da sede com o empreendimento vizinho, a matriz do Grupo Ultra.
O resultado são 16 mil m² do Edifício Margarida Igel com eficiência energética e detalhes pensados em projeto para a sinergia da Matriz, que é interligada por passarelas. Foram 16 meses de imersão da equipe da Studio BR para realizar todas as etapas do processo – Test Fit, projeto Arquitetônico Executivo, projetos Complementares, Branding e a finalização com o gerenciamento completo e a transformação do antigo edifício em um verdadeiro (e funcional) workplace.
Uma pesquisa realizada pelo Studio BR, escritório de arquitetura responsável, mostra que a preocupação com a elaboração de ambientes adaptados às atividades e pessoas pode impulsionar em até 19% na produtividade das equipes de trabalho. O destaque do projeto fica por conta do WorkCafé e restaurante localizados no térreo do edifício, a área se tornou o principal ponto de sinergia entre as equipes e colaboradores tanto da sede quanto da matriz do Grupo Ultra, nesse projeto que é marcado pela conexão. Dos 17 andares do edifício, 10 pisos contam com conexão com o prédio vizinho, onde funciona a matriz, permitindo uma melhor relação de custo em deslocamentos e o aproveitamento das horas dos colaboradores.
Com isso, o Grupo Ultra se posicionou novamente como uma empresa que investe em inovação e sustentabilidade – já que a eficiência energética e hidráulica do projeto geram a economia de recursos naturais, além do bem-estar dos colaboradores que hoje contam com maior incidência de luz solar e a certeza de atuar em uma companhia que está de acordo com as melhores práticas de governança que agora são vistas por todos os ocupantes e visitantes do Edifício Margarida Igel – este é o valor da nova arquitetura corporativa, traduzir os valores e o cotidiano da empresa no uso prático dos espaços.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires