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24 de abril de 2025

Inovação e sustentabilidade caminham juntas na comunicação corporativa da Diageo

Evento da Ágora Comunicação Estratégica e Public Affairs destaca importância da escuta, da transparência e do diálogo com consumidores na construção de marcas mais sustentáveis
Mario Bucci
Dave Lütkenhaus, diretor global de Inovação e Sustentabilidade da Diageo, durante o Ágora Talks (foto: Luís Eduardo Figueiredo)
 
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A comunicação corporativa também tem um papel na consolidação de estratégias sustentáveis e inovadoras. Esse foi um dos destaques do evento “ágora: talks – Inovação e Sustentabilidade”, promovido pela Ágora Comunicação Estratégica  e Public Affairs em sua sede, em São Paulo, na última quarta-feira (23). Com mediação de Fabíola Duarte, head de Comunicação Corporativa da Diageo, o encontro contou com a participação de Viviane Mansi, diretora de Relações Corporativas da empresa, e Dave Lütkenhaus, diretor global de Inovação e Sustentabilidade. A Ágora Comunicação Estratégica e Public Affairs e a Diageo são associadas à Aberje.

“Para contar histórias, precisamos de um olhar multidisciplinar para entender as culturas em que elas estão inseridas”, destacou Everton Schultz, presidente e sócio da Ágora, na abertura. Segundo ele, a sustentabilidade precisa ser pensada de forma integrada ao negócio, e a comunicação tem papel importante para traduzir desafios ambientais, sociais e econômicos.

Viviane Mansi acrescentou que a sustentabilidade é parte indissociável da estratégia da Diageo, não apenas nos processos internos, mas também na cadeia de valor. “São poucas as empresas que têm uma cadeira que une inovação e sustentabilidade. Para nós, é essencial entender como fazer nosso trabalho de forma mais sustentável e, ao mesmo tempo, incentivar outras empresas a seguir esse caminho”, afirmou.

Escuta ativa, transparência e desejo

Dave Lütkenhaus enfatizou que a sustentabilidade precisa gerar valor tanto para o negócio quanto para os consumidores. No entanto, apesar do interesse crescente por parte do público, a mudança de comportamento ainda é tímida. “A maioria das pessoas quer ser mais sustentável, mas apenas uma minoria toma ações concretas. Entre outros motivos, preço e falta de informação confiável ainda são barreiras. Cabe às empresas comunicarem com clareza”, disse.

Para isso, é necessário construir pontes por meio da escuta ativa e da transparência. Lütkenhaus relatou que na Diageo a inovação sustentável é pensada em parceria com consumidores e fornecedores, com apoio dos times de comunicação. “É fundamental explicar os testes, compartilhar os aprendizados e ouvir os feedbacks. A comunicação transparente acelera os processos e fortalece a confiança”.

Lütkenhaus trouxe exemplos como testes para a substituição de embalagens de vidro por versões em papel e a adoção de barris reutilizáveis para destilados, que reduzem custos logísticos e impactos ambientais. Em ambos os casos, o feedback dos consumidores foi essencial para aperfeiçoar as propostas da marca.

ESG como narrativa estratégica

Viviane Mansi chamou atenção para o papel da comunicação como conector entre inovação, sustentabilidade e reputação. “A inovação exige conversa e muita escuta. Por isso, acompanhamos regularmente a força de vendas e ouvimos o varejo. Ainda há muita curiosidade sobre as jornadas ESG das marcas, e quanto mais falamos sobre esses temas, maior a sua visibilidade”, disse. Ela destacou que, ao integrar a agenda ESG à narrativa institucional, a Diageo subiu 101 posições no ranking Merco.

Para Fabíola Duarte, a comunicação corporativa deve ser moldada pelos objetivos e pela identidade de cada marca. “Ao comunicarmos com transparência, fortalecemos a marca e impulsionamos o mercado. Esse é um processo que precisa levar em conta o segmento e os públicos com os quais dialogamos”, afirmou.

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