15 de dezembro de 2021

Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial apresentou o Índice de Igualdade Racial Empresarial – IIRE 2021

Raphael Vicente, fundador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial

Estudo realizado junto com o Data Zumbi, instituto de pesquisas da Universidade Zumbi dos Palmares, mapeou as ações afirmativas e a inclusão racial em 42 grandes empresas

Raphael Vicente, fundador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial

 

A valorização étnico-racial e a inclusão do negro no mercado de trabalho são pautas relevantes na sociedade. Alinhada a essa causa a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial apresenta o Índice de Equidade Racial Empresarial (IERE) 2021, que foi realizado em parceria com o Data Zumbi, instituto de pesquisas da Universidade Zumbi dos Palmares.

O IERE 2021 mensurou os status de 42 grandes empresas com a inclusão do negro no mercado de trabalho e se resume nos seguintes pilares: recenseamento empresarial; conscientização; recrutamento, capacitação, ascensão; publicidade e engajamento., partindo dos seguintes pilares: recenseamento empresarial, conscientização, recrutamento, capacitação, ascensão e publicidade e engajamento.

De acordo com o Dr. Raphael Vicente, coordenador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o IIRE 2021 conduz as empresas a questionamentos, ou seja, as próprias empresas podem se avaliar. A elaboração do IERE 2021 foi pautada em três princípios metodológicos: (i) processo de co-criação, já que foi pensado e organizado em conjunto com as empresas signatárias da Iniciativa em um ambiente controlado; (ii) premiação do esforço, ao reconhecer empresas ainda em estágio inicial de implementação das suas ações afirmativas, mas comprometidas com o combate às desigualdades raciais no mercado de trabalho; e (iii) criação de referencial, de forma a orientar as empresas participantes acerca do seu estágio no combate ao racismo frente ao mercado, além de criar um espaço de aprendizado e compartilhamento de experiências.

As 42 empresas participantes estão entendendo cada vez mais quais estão sendo seus acertos, o que devem melhorar e, assim, trabalhar ainda melhor a inclusão. Todas as 42 companhias irão receber relatórios sobre suas ações para que possam identificar novas oportunidades e planejarem outras formas de atuação.

Entre outros dados, o IIRE 2021 apresentou uma leve piora no estudo com relação ao IERE 2020 motivado pelo aumento de empresas participantes – saltou de 23 para 42 empresas; o aperfeiçoamento de sua metodologia; o foco em questões como materialidade, comparabilidade e transparência; além de que o fator “pandemia” atravancou alguns processos nas organizações.

O IERE 2021 foi apresentado no dia  18 de novembro durante o “Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial”, evento que teve a presença de presidentes e lideranças das organizações signatárias da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial; além de relevantes painéis sobre temáticas de relevância no contexto da população negra. Entre os painéis: “Mulheres negras e judias: Brasil e Israel”; ESG: Clima, Meio Ambiente e raça no Brasil. O racismo ambiental; Um novo paradigma legal: As cotas para Mulheres Negras no Conselho de Administração. Raphael Vicente, Coordenador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, destacou, entre outros pontos que é preciso seguir em frente com o trabalho realizado pela Iniciativa Empresarial para mostrar, por exemplo, que os jovens negros não precisam se transformar em “super-homens” ou “supermulheres” para chegarem a altos cargos.

“É preciso ampliar as discussões sobre a inclusão racial e irmos além da Semana da Consciência Negra para abordar todas as necessidades da população negra, sejam no aspecto econômico assim como social, educacional, ambiental e cultural. Vamos continuar quebrando paradigmas e mitos em busca de mostrar a importância de levar a inclusão racial para dentro das organizações. Não iremos esmorecer em todos os sentidos. Somos 56% da população brasileira e ainda menos de 4% em cargos de liderança. Iremos realizar a transformação para que o negro possa progredir em cargos de liderança”, sublinhou Raphael Vicente.

 

Veja o IERE 2021: https://iniciativaempresarial.com.br/wp-content/uploads/2021/11/1637190012872_1637189991576_indice_de_equidade_IERE_2021_Versao_online_FINAL.pdf

 

Sobre a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial

É um movimento criado em 2015, composto por representantes da sociedade civil, do ambiente empresarial e do poder público, que vem promovendo a articulação entre organizações comprometidas em buscar um desempenho significativo na abordagem da temática étnico-racial. O movimento é composto por mais de 50 empresas, entre elas: Magalu, BASF, GPA e WMcCann; e que movimentam juntas R$ 1,3 trilhão de faturamento e atuam em uma ampla cadeia, impactando diretamente na inclusão e geração de oportunidade para o negro no mercado de trabalho.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *