30 de setembro de 2021

Ingredion adota Sexta-Feira Sem Reuniões como parte do plano de ação para garantir a saúde mental de seus colaboradores

No centro das estratégias de gestão de pessoas, outras diretrizes para promoção de saúde e bem-estar ganham destaque, como flexibilização de jornada e retomada ao escritório em modelo híbrido

Especialmente no contexto da pandemia e do teletrabalho, saúde mental virou tema recorrente e urgente da área de Recursos Humanos. Uma recente pesquisa da Robert Half e da The School of Life aponta que 52,03% dos gestores e 58,46% dos empregados, por estarem abalados emocionalmente, em algum momento, deixaram de produzir ou se engajar no trabalho. O mesmo levantamento mostrou que 6O% dos entrevistados indicam a ansiedade como principal impacto da pandemia em sua saúde mental. Atenta a esses sinais, e em linha com a pauta deste Setembro Amarelo, a Ingredion, empresa global líder em soluções de ingredientes de origem natural, anuncia uma nova iniciativa para ajudar seus colaboradores a minimizar os riscos de sobrecarga mental: o Dia Sem Reuniões.

O intuito é possibilitar que, nessa ocasião, eles se dediquem a tarefas individuais e reflitam sobre a real necessidade de excessivas reuniões virtuais. Realizada pela primeira vez em maio, a partir de uma decisão das lideranças globais, a ação passou a ser mensal, com datas já marcadas para setembro, outubro, novembro e dezembro.

Ainda sobre saúde mental, desde maio, a empresa disponibiliza, para todos seus trabalhadores no Brasil, o Apoio PASS, programa de atendimento psicológico, jurídico, financeiro e social que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. E mais: com o mote “Cuidar de quem Cuida”, a equipe de RH e Saúde Brasil participou de encontros voltados para a percepção do comportamento humano que visam capacitar a equipe a lidar com temas como saúde mental, luto e cuidado com o outro.

“Ações como essas fazem parte de uma forte estratégia de gestão voltada ao acolhimento dos trabalhadores. Aqui na Ingredion, investimos constantemente na promoção do bem-estar, aplicando diretrizes globais para minimizar os riscos de sobrecarga mental. Isso porque nossas lideranças compreendem a necessidade de promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de nossos colaboradores”, afirma Viviane Gaspari, vice-presidente de Recursos Humanos da Ingredion para América do Sul. 

Outras ações

A política de flexibilidade de horários já era realidade na Ingredion, mas foi reforçada pelas lideranças desde o início da pandemia. “A companhia entende que atividades domésticas e de cuidado da família podem se sobrepor aos horários tradicionais de trabalho e encoraja os colaboradores a sinalizar que estão indisponíveis, sem necessidade de explicar a razão ou pedir permissão, para um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, esclarece Viviane.

Quanto à volta ao escritório, todas as decisões da Ingredion vêm sendo realizadas com base em pesquisas com os colaboradores, respeitando sua segurança e vontade. A Ingredion planeja uma retomada em modelo híbridono momento que considerar que existem condições seguras para o retorno das equipes. O esquema recomendado pela companhia compreende até três dias de jornada remota e estimula a integração e colaboração entre as equipes também presencialmente.

“Somos uma empresa cujo modelo de negócio inspira uma preocupação que vai além da segurança. Nosso objetivo é tornar a vida do colaborador melhor, tratando-o com sensibilidade e empatia, de acordo com nossa filosofia de Cuidado em Primeiro Lugar”, conclui a VP de RH.

  • COMPARTILHAR: