In Press Oficina lança modelo de negócios inédito e apresenta nova marca

Com foco em consultoria de reputação e gestão de relacionamento, empresa cria outra categoria de mercado

A In Press Oficina lança nesta quarta-feira (25) um novo modelo de negócios e apresenta nova marca. A agência passa a atuar como consultoria de reputação e gestão de relacionamento, oferecendo metodologias proprietárias com inteligência de análise dos Três Poderes, além de todos os serviços já oferecidos em comunicação corporativa.
A empresa passa a adotar o nome e a marca Oficina, destacando o foco em customização e o atendimento personalizado. Parte do Grupo In Press, segundo maior grupo de comunicação do país e o que mais cresceu em 2020, a empresa tem sede em Brasília, conta com 160 funcionários e recebeu o título de melhor agência de comunicação do país (2019) e a melhor agência da região Centro-Oeste, por cinco vezes consecutivas, pelo Prêmio Top Mega Brasil
O novo modelo de negócios é resultado de um projeto desenvolvido em 2018 denominado de “jornada rumo a Marte”. O objetivo era chegar em 2022 com um crescimento exponencial de 150% e estruturação de ciências de dados, metodologias de gestão de públicos e construção de reputação.
Desde o começo do plano de voo para Marte, a empresa vem analisando cuidadosamente as tendências da comunicação e dos negócios dos clientes, sempre à luz dos impactos do ambiente político-institucional. Nesse cenário de mudanças, e com a pandemia, a reputação passou a ser a alma de qualquer negócio, um ativo tangível e as pautas urgentes da sociedade, os princípios do ESG e do chamado “capitalismo de stakeholders”, entraram na agenda sensível das empresas.
”É preciso conectar as empresas com os indivíduos e o planeta. Por isso, estamos construindo uma nova categoria de mercado, que não é a das agências de relações públicas e nem a tradicional das consultorias de negócio. Nosso grande diferencial está nos pilares reputação e relacionamento (com inteligência aplicada aos três poderes), e os princípios de ESG, aliados a uma nova jornada personalizada e customizada de atendimento ao cliente, por meio de metodologias proprietárias de consultoria”, explica Patrícia Marins, sócia-diretora da Oficina.
Laboratório de inovação
Para reforçar o modelo de consultoria, a Oficina vai oferecer aos clientes um laboratório de inovação, batizado de Oficina Lab, com o objetivo de prototipar soluções de tecnologia para gestão de reputação e de relacionamento.
Para isso, a empresa firmou parcerias exclusivas com instituições que são referências em análise de dados, inovação, realidade estendida e metaverso. XRBR, XCave, Quaest, Virbela e Data Driven Organization estão entre as empresas que compõe o lab de inovação.
O Oficina Lab já apresenta ao mercado seu primeiro produto: o Órbita. Uma plataforma de gestão de públicos-alvo desenvolvida a partir de temas de interesses dos clientes. Totalmente customizado, o Órbita tem o objetivo de organizar a informação sobre os públicos de interesse dos clientes e oferecer inteligência de análise de cenários sobre as percepções desses públicos.
O LAB de Inovação irá se somar a outras metodologias proprietárias que já estão na empresa, como SOS Reputação, Gestão Integrada à Comunicação (GIC), Power Leadership e Metodogolia de Causas, Índice de Reputação, dentre outras.
COMENTÁRIOS:
Notícias Aberje
- Comunicadores dos comitês temáticos se reúnem na Aberje para troca de aprendizados; veja tudo o que rolou no ano
- “O Brasil tem tudo para ser a maior potência mundial”, afirma o empresário português Miguel Setas
- COP28: o que os comunicadores precisam saber sobre a conferência do clima
- Encontro especial reúne membros do Capítulo Rio Grande do Sul para uma conversa sobre comunicação e agro
- “O Brasil é o país que mais reduziu emissões de carbono em 2023”, afirma o presidente do Ibama, que participa da COP 28 em Dubai
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Os Lugares de Memória são Lugares ExtraordináriosPatricia Santana de Oliveira Inteligência Artificial Generativa: inimiga ou aliada?Juliana Neiva Planejar é melhor que remediarCarlos Parente Aberje na COP28: Entre outros destaques, COP28 tem dia dedicado aos povos indígenas e ênfase na eliminação do uso de combustíveis fósseisCarlos Parente Aberje na COP28: Em meio a diversas negociações e painéis na COP28, é divulgada projeção recorde de emissões por combustíveis fósseis em 2023