Imprensa em descrédito


O estudo Eleições 2018 – Perspectivas da comunicação organizacional, organizado por ÉPOCA em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostrou o alto descrédito dos executivos na imprensa brasileira.
O levantamento foi realizado junto a 50 empresários das maiores organizações do país que fazem parte do LiderCom, da Aberje, grupo que detém 20% do PIB brasileiro em vendas líquidas em 2016, e 34 executivos da área de comunicação. Elaborada por Paulo Nassar, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), e Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje, a pesquisa mostrou que para 50% dos entrevistados a imprensa brasileira ainda não está capacitada para fazer uma cobertura satisfatória das eleições de 2018.
Para o professor Paulo Nassar, a divisão apontada pelo estudo mostra que os veículos de imprensa mais tradicionais devem procurar se institucionalizar – principalmente na internet, o paraíso das fake news. “É um trabalho difícil, é uma maratona, não uma corrida de 50 metros. Os veículos precisam perceber a necessidade de reforçar sua identidade, seu valor enquanto empresa de comunicação, porque é isso que vai fazer com que o público confie naquele conteúdo que está sendo publicado.”
Mesmo criticando a imprensa atual, porém, a grande maioria dos empresários consultados (94%) buscam informações nos meios de comunicação digitais e 91% acompanham o cenário político do Brasil pelos veículos tradicionais.
Os resultados da pesquisa podem ser conferidos neste link.
Destaques
- Page Spring Seminar 2025 apresenta insights para comunicadores em um mundo instável
- Plataforma de Comunicação do Pacto Global se reúne em seu primeiro encontro de 2025
- Com patrocínio da Petrobras, aula inaugural de curso sobre patrocínios culturais destaca governança e impacto social
- Relatório de Atividades 2024 da Aberje destaca conquistas e ações realizadas no ano
- Mulheres na comunicação corporativa: desafios e avanços na busca por equidade
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dadosVânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!Giovanni Nobile Dias Diálogo e narrativa: o poder do relacionamento duradouro com jornalistas