17 de novembro de 2017

Ideias inovadoras marcam a final do oitavo PUA na Sabesp

Júlia Vieira e Ian Andrade Alves (Jornalismo Junior)

Na manhã do dia 10 de Novembro, no auditório da Sabesp, aconteceu a etapa final da oitava edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA). Os seis grupos finalistas apresentaram suas propostas para o case de comunicação da Sabesp, patrocinadora desta edição, que teve como tema: “O Custo da água e o real valor para a sociedade”.

Em sua fala inicial, o diretor-geral da Aberje, Hamilton dos Santos, contou que o propósito da associação com o PUA é aproximar o meio empresarial da academia e das pesquisas que acontecem nas universidades, já que os jovens que realizam essas pesquisas são os futuros comunicadores.

O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, fez a abertura oficial do prêmio. “O que a Sabesp espera de vocês, estudantes, é uma contribuição à democracia. As pessoas lembram-se da água quando ela falta, e a reação normal é atribuir às autoridades as mazelas da sociedade. O trabalho de vocês eleva o padrão de responsabilidade cidadã das pessoas, para além de apenas culpar os outros. Isso é comunicar não para vender, mas para elevar o nível de todos nós como sociedade”, afirmou.

Presidente da Sabesp Jerson Kelman faz a abertura do evento
Presidente da Sabesp Jerson Kelman faz a abertura do evento

Pergunte aos universitários

O primeiro grupo apresentou o projeto chamado “SABESP 360º – A água de todos, para todos”. O nome foi inspirado no ciclo da água que a empresa realiza, desde a coleta até a limpeza de esgoto. A dupla de alunos Allan Baptista, estudante de Jornalismo na Cásper Líbero, e Mariana Ignácio, estudante de Gestão Ambiental na EACH-USP, apresentaram propostas de comunicação para a reestruturação tarifária da conta de água. Identificaram que a desigualdade social brasileira era o motivo da reestruturação e propuseram a comunicação dessa realidade ao público, para que o entendimento diminuísse reações negativas que pudessem afetar a imagem da empresa.

Composto por estudantes da ECA-USP, o segundo grupo teve Carolina Woods, Laura Sant’Ana, Roberta Caiuby e Thainá Santos como integrantes. Elas apresentaram o case “Missão 360 – Já pensou em quem não tem tubo?”. Com o objetivo de engajar os consumidores, o grupo pensou na prospecção de embaixadores sobre a causa da água, na produção de um mini documentário sobre o recurso hídrico e na implantação de três frentes de assessoria.

A dupla de estudantes Ariane Melo e Daniel Zacariotti, da Universidade Católica de Brasília (UCB), representaram o terceiro grupo. Eles identificaram 11 públicos-alvo da empresa. Entre as propostas, estava um site personalizado, com conteúdo direcionado para cada público. Com o mote O custo da água vale uma vida, eles pensaram, como forma de conscientização, na implantação de “desperdissômetros” na cidade de São Paulo, mostrando o quanto de água está sendo desperdiçada. Na mesma linha, haveria um “aguômetro” no aplicativo da SABESP, para que o consumidor calculasse o gasto de água.

De Porto Alegre, as estudantes do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Fernanda Ramos, Scarlet Vanin e Liliane Fraga trouxeram o projeto Água ao alcance de todos, com a proposta de humanizar a comunicação feita pela SABESP. Uma das ações utilizava o canal da empresa no Youtube para trabalhar storytelling, compartilhando histórias de consumidores.

A penúltima equipe, também do Rio Grande do Sul, era bastante diversa. Alunos de Arquitetura e Urbanismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Engenharia Ambiental, da PUC/RS e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carolina Porto, Guilherme Rolin, Lauriele Pereira, Lucas Pimenta e Manuela Rodrigues apresentaram Da despesa ao valor. Como proposta, o grupo planejou uma comunicação “de dentro para fora”, em que uma comunicação interna eficiente informasse os colaboradores – porta-vozes intrínsecos das empresas – para que estes passassem as mensagens para os demais públicos.

Compostos pelos estudantes Gabriel Liachi, Juliana Silva, Jade Itavo, Marcos Kendi e Marina Acquaviva, da Escola de Comunicações e Artes da USP, o último grupo apresentou a campanha Viva Água. Eles apresentaram uma proposta de comunicação nas redes sociais, para solidificar a imagem da empresa.

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Participantes, organizadores e espectadores se juntaram para foto ao final do evento (Foto: Jornalismo Junior)

Os resultados

Em primeiro lugar, venceram os alunos da UCB, com o projeto “O custo da água vale uma vida”, e levaram para a casa um cheque no valor de 10 mil reais. Na segunda posição, ficaram os estudantes da ECA-USP, com o projeto “Viva Água”, e foram premiados com 5 mil reais. Em terceiro lugar, os estudantes da UFRGS e da PUC/RS, com o projeto “Da despesa ao valor”, levaram 3 mil reais.

O quarto, quinto e sexta lugar, ficaram, respectivamente, com as alunas da ECA-USP, da UniRitter e a dupla da Cásper Líbero/EACH-USP. Todos os seis grupos finalistas receberam troféus do PUA 2017 e foram elogiados pelos trabalhos de alto nível apresentados.

1º. O custo da água vale uma vida (Ariane Melo, Daniel Zacariotti, Víctor Lacerda e Thainá Arruda)

2º. Viva Água (Gabriel Liachi, Juliana Silva, Jade Itavo, Marcos Kendi e Marina Acquaviva)

3º. Da despesa ao valor (Carolina Porto, Guilherme Rolin, Lauriele Pereira, Lucas Pimenta e Manuela Rodrigues)

4º. Missão 360° – Já pensou em quem não tem tubo? (Carolina Woods, Laura Sant’Ana, Roberta Caiuby e Thainá Santos)

5º. A água ao alcance de todos (Fernanda Ramos, Scarlet Vanin, Liliane Fraga e Rubia Blehm Berti)

6º. SABESP 360° – A água de todos, para todos (Allan Baptista e Mariana Ignácio)

 

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