Iberoamérica se une para debater comunicação corporativa
A Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, em parceria com a Associación de Directivos de Comunicación (Dircom) da Espanha e diversas associações de Comunicação da América Latina, deu início em março à organização da primeira Conferência Ibero-Americana de Comunicação Estratégica (Cibecom), que deverá ser o principal encontro de Comunicação voltado para a região. O evento, que acontecerá em Miami entre os dias 5 e 7 de abril de 2017, debaterá três eixos centrais para a Comunicação: reputação, sustentabilidade e transparência, e terá a participação entidades de países como Colômbia, Argentina, Portugal, México, Chile, Uruguai e Espanha.
A Cibecom é parte do esforço da Aberje de disseminar as melhores práticas de comunicação brasileiras e aumentar o intercâmbio de informações e experiências com países da América Latina e Península Ibérica, impulsionando o desenvolvimento da comunicação estratégica em seus respectivos países. A iniciativa busca o fortalecimento da comunicação corporativa na região e soma-se a outros projetos, como a criação da Fundação Ibero-americana de Comunicação (FundaCom), órgão que terá como objetivo principal gerar e compartilhar conteúdos e projetos supranacionais que fortaleçam a comunicação na região, e a Federação Ibero-americana de Comunicação Interna (Fideci), fundada em 2014 e que tem na Aberje seu representante brasileiro.
Criando laços com nossos vizinhos latino-americanos e estabelecendo pontes com associações e atores importantes na Comunicação Corporativa em outras regiões, como Europa, Estados Unidos e Ásia, a Aberje acredita colaborar para tornar nossa Comunicação cada vez forte e coerente com os principais debates que ocorrem no mundo. Nos últimos anos, a associação realizou 18 Brazilian Corporate Communications Days em diversos países, da Índia a Nova Iorque, passando por Londres, Bogotá, Paris, Lima, Detroit, Berlin e diversas outras cidades globais. No início do mês de março, foi entregue o 8º International Aberje Award para acadêmicos da Virginia Commonwealth University (VCU) e da University of Georgia (UGA), durante a 19ª Annual International Public Relations Research Conference, em Miami.
A Aberje se posiciona, assim, como uma associação que busca o diálogo dentro e fora do país, posicionando o Brasil como produtor e disseminador de conhecimento e boas práticas de Comunicação.
Destaques
- Pâmela Vaiano é promovida a diretora de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?