Hyundai celebra 10 anos da Floresta IONIQ com campanha “Tree Correspondents”

A Hyundai Motor Company celebrou recentemente dois marcos no projeto Floresta IONIQ: o 10º aniversário de seu lançamento e 1 milhão de árvores plantadas em todo o mundo. Em comemoração, a empresa apresentou o Tree Correspondents, uma campanha criada por inteligência artificial (IA) que destaca a necessidade urgente de conservação florestal e ação climática, dando às árvores uma “voz”.
Lançada em 2016 para celebrar o lançamento do Hyundai IONIQ Elétrico, a ação começou a se expandir globalmente em 2021 com o lançamento do veículo IONIQ 5 e, no início de julho, atingiu um total de 1 milhão de árvores plantadas em 13 países ao redor do mundo.
A campanha “Tree Correspondents” utiliza IA para contar a história das árvores em primeira pessoa, com base em dados ecológicos reais que foram transformados em narrativas usando um Large Language Model (LLM, ou Grande Modelo de Linguagem) personalizado. Com o tema “Começando com o primeiro milhão”, a campanha reafirma o compromisso da Hyundai de continuar seus esforços ecológicos para além do marco de um milhão de árvores plantadas.
“A busca da Hyundai pela inovação vai além da mobilidade, abrangendo a forma como nos conectamos com o mundo ao nosso redor”, disse Sungwon Jee, vice-presidente sênior e diretor de Marketing Global da Hyundai Motor Company. “Com a Tree Correspondents, nosso objetivo é destacar o compromisso de uma década com a Responsabilidade Social contida em nossa visão de marca ‘Progresso para a Humanidade’, integrando tecnologia com narrativa e, assim, criando um senso mais profundo de engajamento para o público.”
Atualmente, a Floresta IONIQ está presente em 13 países – EUA, México, Canadá, Brasil, Vietnã, Índia, Coreia, Alemanha, Arábia Saudita, República Tcheca, Turquia, Filipinas e China. No Brasil, o projeto de restauração florestal está ocorrendo em três regiões: na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/ USP), localizada na cidade de Piracicaba, em São Paulo, onde 6 hectares estão sendo restaurados; na Serra do Brigadeiro, em Minas Gerais, em uma área de 8 hectares; e com mais 26 hectares na microrregião de Viçosa, também no estado mineiro. Além de apoiar os esforços globais de reflorestamento, a Floresta IONIQ também contribui para combater as mudanças climáticas, restaurar ecossistemas e preservar a biodiversidade nas regiões.
Para a campanha “Tree Correspondents”, foram instalados rastreadores nas árvores das Florestas IONIQ no Brasil, República Tcheca e Coréia para coletar dados ecológicos em tempo real sobre as árvores e seus entornos. Combinados com conjuntos de dados externos de organizações especializadas, como a The Weather Company, os dados são transformados em “linguagem humana” pela IA. Os artigos “escritos” pelas “árvores correspondentes” abordam o impacto das mudanças climáticas, a perda de florestas e a deterioração dos ecossistemas florestais. Eles estão disponíveis para leitura no site da campanha.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































