Grupo Edson Queiroz amplia iniciativas de saúde mental e reforça compromisso com o bem-estar dos colaboradores

Em um cenário no qual 76% dos brasileiros relatam impactos da rotina laboral na saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cresce a atenção das empresas à promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e humanos. Entre as organizações que têm se destacado nessa agenda está o Grupo Edson Queiroz (GEQ) — holding que reúne empresas como Minalba Brasil, Nacional Gás, Sistema Verdes Mares e Esmaltec, e que conta com mais de nove mil colaboradores em todo o país.
Desde 2020, o Grupo mantém o programa “Bem Cuidar”, iniciativa estruturada para promover o bem-estar integral de seus colaboradores, com ações voltadas aos pilares emocional, social e físico.
No pilar emocional, o programa oferece terapia on-line e sessões em grupo, em parceria com plataformas de atendimento psicológico. Já no pilar social, o GEQ aderiu ao programa Empresa Cidadã, ampliando a licença-maternidade para 180 dias e a licença-paternidade para 20 dias, além de investir em melhorias de infraestrutura e parcerias com estabelecimentos comerciais e instituições de ensino. O pilar físico inclui o “Desafio Minalba Brasil” e uma parceria com o Wellhub, que garante acesso a modalidades esportivas e aulas virtuais.
“As prioridades dos colaboradores estão em constantes transformações. O bem-estar e a qualidade de vida estão intrinsicamente ligados à motivação e à permanência nas empresas. Por isso, é fundamental que as organizações busquem evoluir e se transformem de forma acelerada. É o que estamos trabalhando na nossa empresa”, destaca Otameiry Furtado, Diretora Executiva de Recursos Humanos.
Saúde mental
Além das ações contínuas, o GEQ promoveu recentemente mudanças estruturais na sede corporativa, transformando o espaço em um ambiente mais moderno, colaborativo e acolhedor.
Com foco em evolução constante, o Grupo definiu a saúde mental como eixo prioritário para 2025. A iniciativa tem como objetivo evoluir nos cuidados com o colaborador, trabalhando em todos os eixos de sustentação que evolve o tema.
Dentro do Bem Cuidar, o GEQ aderiu ao programa Empresa Cidadã, ampliando a licença-maternidade para 180 dias e a licença-paternidade para 20 dias. “A adesão a esse programa ainda é relativamente baixa no setor privado, mas o seu impacto na vida dos nossos colaboradores e das suas famílias é inegável. Percebemos o valor dessa iniciativa para as nossas equipes e também para a sociedade, atuando de forma mais ampla como agente de transformação”, reforça Otameiry Furtado.
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Beethoven contra o ruído do mundoLuis Alcubierre Memória é métodoLeila Gasparindo Gestão de Reputação Algorítmica: quando a IA vira mediadora da confiança
Destaques
- Paulo Nassar debate melancolia como sinal de lucidez em tempos de crise no Revista CBN
- Rodrigo Cogo retorna à equipe da Aberje em nova área
- Aberje reformula seus Capítulos Regionais
Notícias do Mercado
- AngloGold Ashanti apoia corrida inclusiva que marca início do mês de conscientização da síndrome de Down
- Livro de André Senador analisa integração entre comunicação, ESG e reputação corporativa
- Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA™ chega ao Brasil apresentado pela Coca-Cola





























