Grupo Boticário e Gerando Falcões criam projeto de impacto socioambiental positivo
29 de outubro de 2021
  • English

Recém-inaugurada, Loja Bazar no Shopping Center Norte emprega jovens em situação de vulnerabilidade social e foi construída com 2 mil toneladas de embalagens plásticas que seriam descartadas

Em outubro celebra-se o mês do Consumo Consciente, que visa conscientizar a população sobre os problemas socioambientais que os padrões atuais de produção e consumo trazem ao planeta. A recente parceria entre Grupo Boticário, Gerando Falcões e Shopping Center Norte veio mostrar que o consumo sustentável pode trazer impactos verdadeiramente positivos não somente ao meio ambiente, mas também à sociedade. A recém-inaugurada loja bazar sustentável, montada no estacionamento do Shopping Center Norte, é prova disso.

O espaço que funciona como um pequeno varejo é também uma escola de capacitação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade. Lá, são aprendidas rotinas administrativas e operacionais criando oportunidades de inserção destes jovens no mercado de trabalho.

Além do impacto social, há ganhos ao meio ambiente: a loja bazar foi criada com base no conceito de economia circular, utilizando 2 toneladas de embalagens plásticas descartadas por consumidores em pontos de coleta do Grupo Boticário. A iniciativa está alinhada aos Compromissos para o Futuro, do Grupo Boticário. Entre eles, reduzir a desigualdade social de 1 milhão de brasileiros e mapear e solucionar 150% de todo resíduo sólido gerado pela sua cadeia até 2030.

“O consumo consciente, ou sustentável, é entender que cada um de nós exerce influência positiva ou negativa em nosso planeta. Anteriormente, acreditava-se que o poder estava centralizado nas mãos das grandes indústrias. Mas, o que percebemos agora é que o consumidor é um grande agente transformador de negócio, quando ele opta por empresas, produtos e serviços que tenham premissas sustentáveis e promovam impactos socioambientais verdadeiramente positivos” afirma Eduardo Fonseca, Diretor de ESG do Grupo Boticário.

Ao todo, 20 mil unidades de produtos do Grupo foram doados ao espaço para venda. A expectativa é que a comercialização de todos os produtos colabore para o desenvolvimento de dezenas de jovens. Em um mês de funcionamento, nove pessoas já foram capacitadas pela Gerando Falcões, sendo que cinco delas já adquiriam emprego formal e quatro passam pela formação atualmente.

“O Bazar passa a ser uma fábrica de formação profissional, técnica e emocional de jovens que não tinham essa plataforma. A Gerando Falcões e o Grupo Boticário têm uma parceria que se materializa no território do Shopping Center Norte para produzir impacto”, reforça Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.

“A inauguração do bazar escola da Gerando Falcões é um marco não só para o Shopping Center Norte, mas para toda a comunidade que envolve o complexo,” comenta o diretor executivo do Shopping Center Norte, Guilherme Marini. “Com a loja, demonstramos o nosso compromisso com a região, não só pelo maior acesso a novos produtos, mas também pela empregabilidade e capacitação de jovens talentos da Zona Norte. Este é mais um passo em nossa estratégia de valorização e desenvolvimento sustentável e social da Zona Norte e de seus moradores alinhado também a estratégia de atuação do Instituto Center Norte .”

Jornada de Sustentabilidade

Nesta missão de transformar toda sua cadeia produtiva reduzindo os impactos de suas atividades no meio ambiente, o Grupo Boticário tem desenvolvido iniciativas sustentáveis que vão da fabricação dos produtos ao pós-consumo. E, neste mês do Consumo Consciente, a companhia convida seu público a refletir sobre o papel relevante do consumidor em busca de um mundo mais sustentável.

Nas redes sociais, o Grupo Boticário dissemina conteúdos sobre o consumo consciente, demonstrando formas positivas de descarte e o papel fundamental do consumidor nesta cadeia produtiva.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.